Pesquisa da UFLA mostra que, na maioria dos países, buscas na Internet pelo termo “formigas” é mais comum nos meses quentes
Estudo utilizou o Google Trends para acompanhar as tendências de pesquisa pelo inseto em 20 países. Os resultados sugerem a necessidade de ações para que as pessoas conheçam mais sobre a importância ecológica do inseto.
Se você acha que sua casa tem muitas formigas, e pesquisou sobre elas no Google. é bem provável que suas buscas façam parte desse estudo. Incômodo para muita gente, as formigas estão entre as espécies de insetos comuns em nosso dia a dia, ficando, inclusive, mais ativas em dias quentes e chuvosos, fazendo com que muita gente recorra à internet para saber sobre elas. As buscas mais recorrentes por modos de eliminar as formigas apontam para a necessidade de que a população também conheça os benefícios das formigas ao meio ambiente.
No estudo, pesquisadores do Departamento de Ecologia e Conservação, do Instituto de Ciências Naturais da UFLA, utilizaram o Google Trends - uma ferramenta criada em 2006 que permite identificar os termos mais populares no buscador Google - para saber sobre os interesses das pessoas a respeito das formigas. O artigo científico sobre o tema foi publicado na última semana pela revista internacional Myrmecological News.
Clique e leia a reportagem completa no Portal da Ciência.