REVISTA CIÊNCIA EM PROSA

Núcleo de estudos da UFLA une engenharias e saúde em projetos para a reabilitação humana

Escrito por Claudinei Rezende da Silva | Publicado: Quarta, 19 Mai 2021 10:36 | Última Atualização: Domingo, 19 Setembro 2021 18:02
Gentileza solicitar descrição da imagem
O Bearh é responsável pelo desenvolvimento de diversos projetos

Mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo convivem com alguma forma de deficiência. Estudos apontam que a incidência desse número pode aumentar, já que tem ocorrido o envelhecimento da população global e isso eleva o risco para as pessoas de mais idade. A demanda por serviços de reabilitação de saúde apresentou grande crescimento na última década, impulsionando pesquisas e estudos voltados para essa necessidade urgente. Por isso, em 2016, surgiu na UFLA o Núcleo de estudos de Biomecânica Aplicada à Reabilitação Humana (Bearh) que, por meio da ciência, desenvolve tecnologias para auxiliar na recuperação das pessoas que possuem algum tipo de deficiência.

“Trabalhamos em prol da saúde e um dos nossos diferenciais é o desenvolvimento de tecnologias de alta aplicação às camadas sociais mais necessitadas, e que nem sempre têm acesso a elas. O trabalho visa à acessibilidade, à inclusão social e à reintegração, pois sabemos o quanto é difícil levar, de forma ampla, a reabilitação para toda a população. Por isso, nossas pesquisas buscam desenvolver equipamentos com baixo custo, para que possam chegar à sociedade de forma mais igualitária”, explica o coordenador do Núcleo e professor do Departamento de Engenharia (DEG) Sandro Pereira da Silva.

Leia a reportagem completa no Portal da Ciência.