PEIXES INVASORES

Pesquisa analisa o impacto de peixes invasores em bacias hidrográficas do sudeste brasileiro

Escrito por Claudinei Rezende da Silva | Publicado: Terça, 08 Junho 2021 16:27 | Última Atualização: Terça, 08 Junho 2021 16:27
Gentileza solicitar descrição da imagem
A pesquisa trabalhou com dados referentes a seis bacias hidrográficas do sudeste do Brasil.

A presença de peixes invasores em bacias hidrográficas distintas de seu ambiente de origem pode causar uma série de mudanças nos ecossistemas que os recebem e ocasionar problemas socioeconômicos e de saúde pública. Existem variados fatores que fazem esses peixes de água doce chegarem a novos lugares, o que torna trabalhos com informações sobre a distribuição, os impactos e o status das espécies invasoras importantes para a realização de novos estudos e monitoramentos de invasões biológicas.

Para alcançar esse objetivo, um grupo de pesquisadores que incluiu membros da Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou uma pesquisa que avaliou os aspectos ecológicos e o impacto causado pela presença de espécies de peixes introduzidos em seis bacias dos estados do sudeste brasileiro (Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo). O sudeste é a região do País com maior índice desse tipo de invasão de espécies exóticas, o que ainda é agravado pela construção de usinas hidrelétricas, pelo esgoto e pelas mudanças no uso da terra.

Leia a reportagem completa no Portal da Ciência e saiba mais.