Bovinocultura

Pesquisa avalia o emprego de óleos essenciais como suplemento alimentar de vacas leiteiras

Escrito por Coordenadoria de Comunicação | Publicado: Terça, 22 Junho 2021 15:13 | Última Atualização: Sexta, 02 Julho 2021 11:19

Tese do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia mostra que é possível aumentar a eficiência alimentar e reduzir o estresse por calor com óleos essenciais de pimenta, orégano, canela e cravo da índia.

Vacas holandesas

Os óleos essenciais têm se tornado cada vez mais conhecidos do público. Usados em variadas situações, como no tratamento de doenças ou até mesmo na conservação de alimentos, suas funcionalidades como antimicrobianos seletivos são temas de diversas áreas de pesquisa. Na  Universidade Federal de Lavras (UFLA), a tese desenvolvida pela doutora Rayana Brito da Silva, na Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), avaliou o efeito da inclusão do princípio ativo dos óleos essenciais de pimenta, orégano, canela e cravo-da-índia em dietas de vacas leiteiras, como forma de melhorar o desempenho leiteiro. Entre os resultados obtidos com o experimento, as vacas que utilizaram o composto de óleos essenciais tiveram uma maior eficiência alimentar, definida por maior produção de leite. Além disso,  a pesquisa evidenciou também o potencial dos óleos essenciais para modificar o aroma de produtos lácteos.

Confira a reportagem completa no site do Ciência UFLA.