CADASTRO DE QUESTÕES

Novo recurso desenvolvido na UFLA proporciona mais facilidade para professores que usam o ambiente virtual de aprendizagem Moodle

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 29 Junho 2021 13:22 | Última Atualização: Quarta, 30 Junho 2021 13:21
Gentileza solicitar descrição da imagem
No EasyQuest, os professores podem cadastrar questões associativas, dissertativas, de múltipla escolha e de verdadeiro ou falso.

Uma equipe do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológica (DCC/ICET) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) desenvolveu, recentemente, um sistema de cadastro on-line de questões, que poderá ser utilizado por docentes da Universidade e de outras instituições. O novo recurso, chamado EasyQuest, foi elaborado também em parceria com a Coordenadoria de Educação a Distância (Cead) e tem o intuito de facilitar o cadastro de questões realizado por todos os professores que utilizam o sistema Moodle.

Na UFLA, o Moodle é utilizado por meio do Campus Virtual, o qual norteia o trabalho dos professores da Universidade. Mesmo antes da pandemia de Covid-19, salas virtuais já eram criadas no Campus Virtual para todas as disciplinas presenciais. Durante a pandemia, o uso desse sistema aumentou ainda mais, já que o estudo remoto exigiu a aplicação de atividades e provas on-line para os estudantes da Instituição.

Entretanto, muitos docentes costumam ter dificuldades ao utilizar o sistema Moodle para cadastrar questões avaliativas para os estudantes responderem. Por isso, uma equipe de pesquisadores da UFLA encontrou uma solução para essa realidade, fora do Campus Virtual, e desenvolveu esse novo recurso. O EasyQuest foi pensado justamente para facilitar esse processo de cadastro de questões, que, quando realizado no Moodle, exige uma série de etapas.

Agora, graças à criação do EasyQuest, todos os docentes usuários do Moodle podem realizar o cadastro de questões de uma maneira intuitiva, simples e rápida. No novo site, o professor consegue cadastrar as questões facilmente, podendo baixar o arquivo ao final e, em seguida, importar tudo no Campus Virtual usando o formato “Moodle XML”.

Antes de entrar em uso oficial, o ambiente do EasyQuest foi testado preliminarmente com alguns professores da UFLA e técnicos da Cead. O técnico-administrativo da Cead, Alexandre José de Carvalho Silva, é um dos responsáveis pelo projeto e, inclusive, ressalta que “o EasyQuest não foi pensado apenas para os nossos professores da UFLA, mas sim para todos os profissionais usuários do Moodle que se sentem pressionados pela nova realidade educacional e buscam por alternativas mais fáceis.”

O sistema já pode ser utilizado por todos os docentes da UFLA e de outras instituições que utilizam o Moodle. Para utilizá-lo, basta apenas acessar o site oficial do EasyQuest.

O EasyQuest

Antes do desenvolvimento do EasyQuest, a equipe responsável decidiu realizar uma pesquisa para descobrir quais são os tipos de questões mais utilizadas por docentes e as principais características dessas questões (se elas possuem texto formatado, tabelas, imagens, entre outros).

Os resultados mostraram que há uma grande diversidade de questões utilizadas, mas que as mais comuns são as questões dissertativas, de múltipla escolha e de verdadeiro ou falso. Além disso, há um alto uso de imagens e de feedbacks nas questões, o que não pode ser dito sobre o uso de tabelas, por exemplo.

Com base nesses resultados, desenvolveu-se, então, o EasyQuest, um software livre que não requer instalação no qual qualquer docente poderá cadastrar facilmente esses três tipos de questões e, também, questões associativas.

Para cadastrar uma questão, o docente precisa apenas clicar em “+ NOVA”, escolher o tipo de questão, escrevê-la e salvá-la. O processo é simples e, como dito anteriormente, quando finalizado, o download poderá ser feito e tudo poderá ser importado no Moodle sem dificuldades.

O EasyQuest também permite que qualquer questão seja editada, excluída ou duplicada caso o professor a considere parecida com uma próxima questão e queira agilizar o processo. Também é possível fornecer feedbacks das perguntas para os estudantes e acessar, no site, um modal adicionado pela equipe para fornecer ao público ajuda e instruções de uso.

É importante ressaltar que todas as questões cadastradas no EasyQuest ficam armazenadas apenas no computador do usuário e ficam salvas apenas temporariamente no navegador, o que torna importante a realização frequente do download para não perdê-las.

A equipe por trás do EasyQuest

Além das contribuições de Alexandre, o EasyQuest também foi desenvolvido graças ao trabalho dos professores Paulo Afonso Parreira Júnior e Heitor Augustus Xavier Costa, que são membros do DCC/ICET da UFLA. O projeto também contou com a participação de Raul Brenner, que, atualmente, é estudante de graduação do DCC/ICET e orientando do professor Paulo.

Texto: Claudinei Rezende, bolsista Pibec.

Revisão: Ana Eliza Alvim.