CIÊNCIA E PESQUISA

Dia da Ciência e do Pesquisador ganha evento comemorativo organizado pelo coletivo CTSMov MG

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 07 Julho 2021 14:21 | Última Atualização: Quarta, 07 Julho 2021 14:21
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na quinta-feira (8/7), será comemorado o Dia do Pesquisador e o Dia Nacional da Ciência. Para celebrar, o coletivo “Ciência, Tecnologia e Sociedade em Movimento em Minas Gerais” (CTSMov MG) organizou um dia inteiro de mesas-redondas e oficinas para falar e pensar sobre ciência com o público.

O evento, que conta com a participação de diversos palestrantes, começará às 9 horas do dia 8/7 e será exibido até após às 19 horas. A participação é gratuita e aberta para todos. Os interessados em receber certificado de participação, ou em participar das oficinas, devem realizar as inscrições no site Even3. A abertura, as mesas-redondas e a mesa de encerramento serão transmitidas pelo canal Ciência de MG do Youtube. Os links das salas das oficinas serão enviados para os participantes no dia do evento.

O coletivo CTSMov MG reconhece a importância de falar sobre ciência em um momento que exige o combate à pandemia de Covid-19 e ao negacionismo. Por isso, considerando que a ciência precisa sair das universidades e dos institutos de pesquisa para alcançar toda a sociedade, o evento pretende abordar diferentes temas que variam entre astros, feiras de ciências on-line, ilustrações, iniciação científica nas escolas, robótica e como descobrir se notícias sobre temas de ciência são verdadeiras ou falsas.

O CTSMov MG é liderado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Minas Gerais. O Dia da Ciência e do Pesquisador celebra também o dia da fundação da SBPC, que defende a valorização da ciência em todo o Brasil. Diversas Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação e variados Sindicatos Docentes e Movimentos Estudantis do estado de Minas Gerais participam do coletivo.

Confira, a seguir, a programação completa do evento:

Texto: Claudinei Rezende, bolsista Pibec.

Revisão: Ana Eliza Alvim.