Ir direto para menu de acessibilidade.
8 DE JULHO – DIA DO PESQUISADOR

Plataforma Descubra Ciência inaugura seção com artigos sobre Covid-19 publicados por pesquisadores da UFLA

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 08 Julho 2021 09:46 | Última Atualização: Domingo, 19 Setembro 2021 17:47 | Acessos: 731

Marcando o Dia Nacional da Ciência e o Dia do Pesquisador Científico, celebrados em 8/7, a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Lavras (PRP/UFLA) lançou uma seção na plataforma Descubra Ciência dedicada a disponibilizar os estudos publicados por pesquisadores da Universidade e que envolvem o tema “Covid-19”. Até o momento, integram a seção 30 trabalhos científicos, classificados segundo as escolas, as faculdades e os institutos aos quais os autores estão ligados.

Entre os artigos, está, por exemplo, o estudo que verificou os fatores de risco para internação em unidade de terapia intensiva (UTI) e mortalidade entre adultos brasileiros. Os resultados mostraram que essas incidências foram maiores em homens, pessoas obesas e de áreas não urbanas. A obesidade foi observada como fator de risco mais forte para admissão em UTI e mortalidade, segundo a metodologia e amostragem adotadas. Outro exemplo de estudo na área de Ciências da Saúde presente na nova seção do Descubra Ciência foi aquele que avaliou se as plantas medicinais, como princípios ativos de medicamentos fitoterápicos, homeopáticos e florais comercializados no Brasil, têm potencial uso como estratégia terapêutica para prevenção, tratamento e cura do Covid-19.

A análise de cluster sobre qualidade de vida, atividade física e Síndrome de Burnout durante o período de aprendizagem online em universitários brasileiros durante a pandemia é outro tema de estudo presente na plataforma.  Há também publicações sobre a influência da pandemia na biodiversidade de peixes de água doce, sobre o estilo de vida e hábitos alimentares antes e durante a quarentena do Covid-19 no Brasil, entre outros. Para conferir esses e outros trabalhos, basta acessar a seção Covid-19 do Descubra Ciência.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, professor Luciano José Pereira, a iniciativa de reunir as publicações da UFLA relacionadas à Covid-19, e disponibilizá-las para consulta, tem o objetivo de facilitar o acesso à comunidade dos resultados de pesquisas desenvolvidas por servidores da UFLA no enfrentamento da pandemia. “Nesse primeiro momento foram incluídas na plataforma somente os trabalhos já publicados e em breve haverá também a divulgação dos projetos em andamento. A criação dessa seção na plataforma Descubra Ciência faz parte de um conjunto de ações da PRP no intuito de aproximar os pesquisadores e os resultados de suas pesquisas da sociedade, a fim de demonstrar a importância da ciência e da universidade na vida da população. A UFLA se tornou nos últimos anos uma universidade mais plural, com pesquisadores de excelência nas mais diversas áreas do conhecimento, que têm contribuído significativamente com o avanço do conhecimento nas áreas de saúde, educação, economia, agricultura entre outras”.

A PRP solicitou aos professores que enviassem seus artigos publicados relacionados ao tema para compor a seção. Novas publicações serão incluídas nessa relação de estudos à medida que os artigos forem sendo publicados, em fluxo contínuo – bastando que os autores encaminhem o link da publicação para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A plataforma Descubra Ciência foi lançada pela PRP em maio de 2020, com a finalidade de permitir que qualquer pessoa localize rapidamente as pesquisas científicas desenvolvidas na UFLA. O projeto da plataforma foi desenvolvido diretamente pela PRP, com o apoio de bolsistas do Programa de Aprendizado Técnico (Proat), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), da Diretoria de Gestão de Tecnologia e Informação (DGTI), da Comunicação UFLA e de toda a comunidade acadêmica da Universidade, que disponibiliza e registra as informações utilizadas no site. O software utiliza a base de dados do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SigAA), e oferece sistema de pesquisa para realização das buscas e informações sobre linhas de pesquisa, projetos e pesquisadores. A plataforma está inserida também no Portal da Ciência.

Além de toda a atuação da UFLA nesse momento de emergência em saúde pública, com iniciativas de ensino, pesquisa e extensão que colaboram para o enfrentamento à Covid-19, a PRP possui mais 1,5 mil projetos de pesquisa registrados, que são desenvolvidos pelos membros da comunidade acadêmica sobre os mais diferentes temas, e fazem parte da construção da ciência, processo permanente e que tem como grande finalidade a melhoria das condições de vida da população e do planeta. Por isso, as coordenadorias de Comunicação e de Divulgação Científica da UFLA publicaram, também nesta data, um vídeo de homenagem a todos os pesquisadores da UFLA.

 Assista: