FLORESTAS TROPICAIS

Rede mundial de pesquisadores reúne informações sobre as florestas tropicais mundiais – UFLA é uma das participantes

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 20 Julho 2021 13:33 | Última Atualização: Terça, 20 Julho 2021 13:33
Gentileza solicitar descrição da imagem

Foi publicado na revista internacional Biological Conservation um  estudo que relata o monitoramento em rede de florestas tropicais no mundo, intitulado “Taking the pulse of Earth’s tropical forests using networks of highly distributed plots” (“Medindo o pulso das florestas tropicais da Terra utilizando redes de parcelas altamente distribuídas”). O artigo, publicado em junho, é resultado do esforço conjunto de diversos pesquisadores de todo o mundo que, juntos, compõem uma rede mundial de pesquisa responsável por monitorar as florestas tropicais mundiais. Pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) integram a iniciativa e também assinam o estudo.

Essa rede disponibiliza no site ForestPlots.net os dados coletados. O artigo apresenta informações relevantes sobre a rede e as florestas tropicais mundiais, e mostra essa nova perspectiva de monitoramento mais integrado dessas florestas,  descrevendo como, graças ao trabalho conjunto dos pesquisadores, os parceiros envolvidos puderam observar em quais locais e por quais motivos o carbono e a biodiversidade das florestas tropicais estão, constantemente, respondendo às mudanças climáticas, destacando, ainda, como elas reagem a isso.

Leia a reportagem completa no Portal da Ciência e saiba mais.