MUDANÇAS NA PANDEMIA

Pesquisa analisa como o distanciamento social afetou os hábitos alimentares e o estilo de vida dos brasileiros

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 19 Outubro 2021 13:12 | Última Atualização: Terça, 04 Outubro 2022 15:03
Gentileza solicitar descrição da imagem

Foi publicada, na revista internacional Public Health Nutrition, uma pesquisa que analisou mudanças que ocorreram nos hábitos alimentares e no estilo de vida dos brasileiros a partir do distanciamento social ocasionado pela pandemia de Covid-19. Parte dos resultados mostraram, por exemplo, que houve um aumento significativo no consumo de fast food, pães e refeições instantâneas. O consumo de frutas e vegetais diminuiu.

O artigo intitulado “Lifestyle and eating habits before and during Covid-19 quarantine in Brazil” (“Estilo de vida e hábitos alimentares antes e durante a quarentena de Covid-19 no Brasil”) foi publicado em junho e é resultado do trabalho de um grupo de pesquisadoras da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O estudo, que contou com a participação de mais de mil voluntários on-line, revelou também que, com exceção do jantar e do lanche da tarde, o consumo de refeições mudou visivelmente em comparação com o período anterior ao distanciamento social. Os participantes da pesquisa relataram que, durante a pandemia, passaram a consumir com menor frequência o almoço e lanches no café da manhã. Por outro lado, observou-se uma maior frequência de lanches noturnos e de outras refeições.

Leia a reportagem completa no Portal da Ciência e saiba mais.