PEQUENOS ELEMENTOS DA PAISAGEM

Pesquisa desenvolvida na UFLA propõe estratégias para a conservação da biodiversidade em áreas agrícolas

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 02 Dezembro 2021 14:04 | Última Atualização: Quinta, 02 Dezembro 2021 14:04
Gentileza solicitar descrição da imagem

Você já havia imaginado que uma árvore solitária no meio de um descampado poderia ser importante para a conservação da biodiversidade e para o meio ambiente? O professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Eduardo van den Berg é responsável por coordenar uma linha de pesquisa sobre Pequenos Elementos da Paisagem (PEPs), os quais podem ser árvores isoladas, linhas de árvores nativas em valos de divisa, cercas de arame e fragmentos florestais menores que um hectare. O estudo sobre PEPs mostra que esses elementos são de extrema importância para a dispersão de sementes e pólen, contribuindo, assim, para a conservação da biodiversidade.

Pesquisadores liderados por Eduardo já publicaram dois artigos sobre o tema, em revistas de alta visibilidade internacional. O artigo mais recente, “Small landscape elements double connectivity in highly fragmented areas of the brazilian Atlantic Forest” (“Os Pequenos Elementos da Paisagem dobram a conectividade em áreas altamente fragmentadas de Mata Atlântica”), publicado em maio pela revista Frontiers in Ecology and Evolution, ressalta justamente os resultados da pesquisa sobre os PEPs.

Leia a reportagem completa no Portal da Ciência e saiba mais.