Ir direto para menu de acessibilidade.
melhor dissertação

Egresso da pós-graduação em Ciência da Computação recebe prêmio de Melhor Dissertação de mestrado

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 01 Dezembro 2021 14:47 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 10:32
Gentileza solicitar descrição da imagem

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (PPGCC/UFLA) Douglas Nunes de Oliveira recebeu o prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado do First Ibero-American Symposium of Master and Doctorate in Artificial Intelligence (SIMDIA’2021). O evento ocorreu em novembro e foi promovido pela Sociedade Iberoamericana de Inteligência Artificial. 

A notícia da premiação do trabalho, intitulado "Uma Abordagem de Auto-ML para Análise de Sentimentos na Língua Portuguesa", foi recebida pelos envolvidos na pesquisa com muita alegria e sensação de missão cumprida. “Recebemos essa notícia com enorme satisfação, principalmente por se tratar de uma competição em que os trabalhos foram avaliados por uma banca que, em sua maioria, era composta por pessoas de outros países. Logo, além do reconhecimento de um trabalho de excelência, há também a valorização do que é desenvolvido em nosso programa de pós-graduação”, comenta o orientador, professor Luiz Henrique de Campos Merschmann, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET/UFLA). 

“Fiquei muito feliz por receber a premiação, pois, além de trazer visibilidade ao nosso trabalho e ao programa de pós-graduação em Ciência da Computação da UFLA, é um reconhecimento do quão essencial esse período foi para meu desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal", disse Douglas Nunes de Oliveira. 

Sobre o estudo realizado, Douglas explica que “um dos desafios que diversas organizações têm é a necessidade de entender o que as pessoas acham de seus produtos, principalmente em redes sociais. Para ajudar com isso, a área de análise de sentimentos busca fazer com que os computadores entendam os sentimentos e emoções expressos por pessoas em textos escritos e outras mídias. Porém, há, relativamente, pouco estudo focado na Língua Portuguesa, e além disso, temos diversas técnicas que, combinadas, influenciam no desempenho final. Logo, em nosso trabalho, buscamos desenvolver um método que ajudasse pessoas a encontrar boas técnicas para análise de sentimentos de textos escritos na Língua Portuguesa”.

O professor ressalta que o trabalho é fruto de um acordo de parceria realizado entre a UFLA e a empresa Stilingue Inteligência Artificial Ltda, que financia um projeto de pesquisa desenvolvido na Instituição, o que reforça a importância de parcerias e investimentos para a produção de ciência e tecnologia. “Temos um valor agregado a essa premiação, o fato de a pesquisa resultar de uma parceria entre a UFLA e empresa privada. Isso demonstra a importância dessas parcerias que fomentam a pesquisa”. 

A relação de trabalhos premiados pode ser vista em: https://www.iberamia.org/iberamia/iberamia2022/premios-simdia2021/

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção