Qualidade

Estudo desenvolvido na UFLA mostra que técnica baseada em imagens obtidas com smartphone é eficaz para avaliar qualidade em azeite de oliva e abacate

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 14 Dezembro 2021 14:56 | Última Atualização: Terça, 14 Dezembro 2021 14:58
Celular sendo usado para testes no Laboratório
Celular durante testes no laboratório

Os smartphones são dispositivos que estão evoluindo cada vez mais, o que propicia explorar aplicações pouco comuns às normalmente esperadas. Diversos pesquisadores estão explorando o uso de smartphones como ferramenta de análise para uso tanto em laboratórios quanto fora deles. Ter uma boa câmera é o principal fator influenciador do uso do aparelho, porém suas funcionalidades também permitem que os smartphones sejam utilizados para operar equipamentos de laboratório portáteis, tais como espectrômetros, microscópios e outros.

Considerando essas possibilidades, o professor Cleiton Antônio Nunes, do Departamento de Ciência dos Alimentos da Escola de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Lavras (Esal/UFLA), tem desenvolvido projetos que utilizam o smartphone com o intuito de substituir aparelhos de alto custo e uso exclusivo em laboratórios. Entre as vantagens estão o baixo custo, a portabilidade e os assessórios que podem ser acoplados ao aparelho para permitir análises que não produzem cor, independente de imagens. Nesse tipo de técnica, aplicativos específicos são usados para extrair dados numéricos das imagens ou de outra informação das amostras obtidas com o smartphone, e então correlacionar esses dados com a propriedade de interesse, usando modelos matemáticos.

Saiba mais sobre essa e outras pesquisas no portal Ciência UFLA.

Assunto(s): Alimentos , Azeite , qualidade , DCA