INFORME

Projeto de pesquisa desenvolvido na UFLA identifica variante Ômicron em pacientes de Lavras

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 24 Dezembro 2021 18:51 | Última Atualização: Terça, 28 Dezembro 2021 10:38
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Prefeitura de Lavras publicou comunicado informando que foi detectada a variante Ômicron do SARS-CoV-2 (coronavírus) em pacientes de Lavras que voltaram de viagem ao México. O Laboratório de Diagnóstico Molecular da Universidade (Labcovid/UFLA) realizou teste diagnóstico nas amostras dos pacientes envolvidos, e foi realizado sequenciamento genético pelo Laboratório Microbial Ecology and Bioinformatics (MebLab/UFLA), como parte de um projeto de pesquisa desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa Biomética (Nupeb), do Departamento de Medicina da UFLA (DME).

Foram identificadas três amostras com a variante Ômicron. De acordo com informações da Prefeitura, a Vigilância Epidemiológica está monitorando os pacientes.

No período de festas de final de ano, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) reforça as orientações para que a comunidade universitária e a população em geral mantenham os cuidados de prevenção, observando esquema vacinal completo, uso de máscaras e distanciamento de pelo menos 1,5 m de grupos que não sejam de seu convívio.

Veja as orientações para o período de festas de fim de ano.

O projeto que realizou a pesquisa genômica é coordenado pela professora do DME Joziana Muniz de Paiva Barçante, com participação do professor do Departamento de Biologia (DBI) Victor Pylro (responsável pelo sequenciamento genético do vírus), do técnico administrativo do DME José Cherem e integrantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG).