Ir direto para menu de acessibilidade.
Cultura

Pesquisa mostra a relação entre futebol, cultura e política na música de Chico Buarque

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 06 Janeiro 2022 15:20 | Última Atualização: Quinta, 06 Janeiro 2022 15:20 | Acessos: 168
jogador de futebol em campo

O futebol reúne condições certeiras para ser amado: as regras são fáceis de entender, é emocionante e, o melhor de tudo, não precisa de quase nada para acontecer. Basta algo redondo para rolar entre os pés, e até dois pares de chinelo, no improviso, servem de trave. No Brasil, o esporte dribla os campos e marca presença em várias esferas da sociedade brasileira, como na cultura e na política. Na Música Popular Brasileira (MPB), na Bossa Nova e no samba, os músicos Noel Rosa, Nelson Cavaquinho, João Bosco, Tom Jobim, Jorge Benjor e, principalmente, Chico Buarque “cantaram” o futebol. 

Na Faculdade de Ciências da Saúde da UFLA, pesquisadores investigaram a dramatização do futebol nas composições de Chico Buarque, um dos músicos com maior repertório destinado ao esporte no Brasil. O estudo, orientado pelo professor Bruno Rodrigues, é conduzido pelo pesquisador Michel Mansur e analisa canções como “O Futebol”, “Com Açúcar e com Afeto”, “Até o Fim”, “Partido Alto”, “Doze Anos”, “Bom Tempo”, “Pelas Tabelas”, entre outras.

Saiba mais sobre essa e outras pesquisas no Portal da Ciência UFLA.