Mercado de Cerveja Artesanal é tema de diversas pesquisas na UFLA
O mercado da cerveja artesanal tem crescido exponencialmente no Brasil. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o número de cervejarias artesanais saltou de 70 para quase 900 nos últimos anos, que geram um faturamento de cerca de 2,4 bilhões de reais. Segundo a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), Minas Gerais é o terceiro estado com maior concentração de cervejarias independentes no Brasil.
Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Núcleo de Estudos em Cerveja Artesanal (NucBeer) desenvolve projetos que buscam estudar e conhecer melhor as diversas etapas do processo produtivo das cervejas artesanais, desde suas matérias-primas, passando pelo modo de produção, desenvolvimento de novos produtos e melhor aproveitamento dos resíduos. “Apesar de o Núcleo ser recente, e o distanciamento social como medida de contenção à Covid-19 ter chegado logo na sequência de sua criação, em 2020, conseguimos iniciar alguns projetos importantes”, explica o professor Tiago José Pires de Oliveira, da Escola de Engenharia (EEng) e um dos coordenadores do NucBeer. Além de Tiago, o NucBeer conta com mais dois professores coordenadores, Natália Maira Braga Oliveira (EEng), e Márcio Pozzobon Pedroso, do Instituto de Ciências Naturais (ICN).
Conheça os projetos desenvolvidos pelo NucBeer no portal Ciência UFLA.