Identificação de variantes ajuda na monitoração de surtos de Covid-19 em Lavras e região
![Parte da equipe do Nupeb/UFLA: O técnico Dr. José Cherem e os professores Victor Pylro e Joziana Muniz de Paiva Barçante Parte da equipe do núcleo](/images/noticias/2022/01_JAN/nupeb_equipe.jpg)
Variantes, DNA, RNA, vacinas, surtos, essas são algumas das palavras mais ouvidas nos últimos dois anos. Após a descoberta da Covid-19, em dezembro de 2019, identificar e estudar mutações do vírus SARS-CoV-2 tem sido um trabalho realizado por cientistas do mundo todo. Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Núcleo de Pesquisa Biomédica (Nupeb/UFLA), entre outras pesquisas relacionadas à Covid-19, tem se dedicado à vigilância genômica desde 2021, para identificação de novas variantes circulantes ou daquelas responsáveis por surtos em Lavras e cidades da região .
De acordo com a professora do Departamento de Medicina Joziana Muniz de Paiva Barçante, uma das coordenadoras do Núcleo, saber qual variante está circulando durante um surto, por meio da vigilância genômica, é atualmente a principal recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a tomada de medidas assertivas durante o enfrentamento da Covid-19. “A pandemia da Covid-19 exige monitoramento e acompanhamento dos surtos para evitar o espalhamento do vírus. O sequenciamento viral permite identificar uma variante que ainda circula com potencial de causar surtos, demonstrando que a vigilância genômica é uma ferramenta importantíssima para melhor compreensão da epidemiologia da Covid-19”, explica Joziana.