MENINAS E MULHERES NA CIÊNCIA

Pós-graduação brasileira tem maioria feminina - Na UFLA, elas são 57% dos pós-graduandos

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 11 Fevereiro 2022 14:40 | Última Atualização: Terça, 15 Fevereiro 2022 10:14
Gentileza solicitar descrição da imagem

Notícia publicada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), relativa ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11/2), destaca que as estudantes são 54,2% dos matriculados em cursos de  mestrado e doutorado no Brasil. Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), essa predominância é parecida. Segundo dados da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), a Universidade tem 56,9% de mulheres matriculadas nesses cursos.

A celebração do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para aumentar a conscientização sobre a excelência feminina na ciência.

Pós-graduação brasileira tem maioria feminina

Em 11 de fevereiro, é celebrado o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, para incentivar a igualdade de direitos entre homens e mulheres, particularmente do ponto de vista educacional. No Brasil, elas representam 54,2% dos 395.870 matriculados em cursos stricto sensu.  Dos beneficiários da CAPES com bolsas no País, 58% são mulheres.

Ianca Oliveira Borges é pesquisadora de mestrado em Engenharia de Biomateriais, com bolsa do Programa de Demanda Social da Fundação, na Universidade Federal de Lavras (Ufla). Seu estudo analisa o uso de casquilhos de soja, considerados resíduos agroindustriais, na produção de painéis aglomerados, utilizando pré-tratamentos com água e hidróxido de sódio.

A pesquisadora explica que, em 2020, o Brasil foi o segundo maior produtor de soja no mundo e, para cada tonelada de soja colhida, sendo geradas aproximadamente 2,5 mil toneladas de resíduos. Sua pesquisa tem uma visão ambiental e econômica: além de evitar o descarte inadequado, protegendo fauna, flora, recursos hídricos e solo, valoriza o material com a substituição parcial da madeira por casquilhos.

Para Ianca, o papel da Capes é fundamental para pesquisas como a sua. Ela reforça a importância da inserção das mulheres no meio acadêmico e nos programas de pós-graduação, que é intensificada pelos incentivos e bolsas que ajudam a produzir e divulgar as pesquisas: “É de suma importância a inserção das mulheres na ciência. Elas são essenciais no meio acadêmico e possuem um papel crucial, trazendo avanço de ideias inovadoras e criativas para diversas áreas científicas”.

Redação: CCS/Capes. Acesse a notícia original.

Mais sobre o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

No Portal da Ciência/UFLA você confere um artigo das professoras do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (Icet/UFLA) Amanda Castro Oliveira  e Evelise Roman Corbalan Gois Freire. Com gancho na data, elas promovem uma reflexão sobre o estímulo à participação feminina nos avanços científicos e tecnológicos.

Quem nunca se deparou com uma clássica pergunta ao entrar em uma  loja de brinquedos para escolher um presente para uma criança: "É para menino, ou para menina?". De fato, as crianças se interessam por brinquedos e brincadeiras de  maneiras distintas. Há predileção por personagens, cores e até brinquedos da moda. Porém, essa pergunta é mais preocupante do que parece.Se observarmos os chamados "brinquedos de menina", notamos uma infinidade de miniaturas de eletrodomésticos ou qualquer equipamento relacionado ao cuidado e/ou beleza, a maioria deles em rosa ou lilás. Passeando pelas prateleiras de “brinquedos de menino", podemos encontrar jogos que estimulam o raciocínio, a competição, a força e a liderança. Brinquedos que os fazem sonhar em ser cientistas, astronautas, pilotar, dirigir ou construir qualquer coisa (...). Acesse o artigo no Portal da Ciência.

No perfil Ciência UFLA, no Instagram, as pesquisadoras da UFLA deixam seu recado nesta data. Acesse: https://www.instagram.com/cienciaufla/