Estudo contribui para compreender estratégias utilizadas por crianças com Síndrome de Down no período de aquisição da fala
O Dia Mundial da Síndrome de Down, 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas.
O indivíduo com Síndrome de Down (SD) apresenta atrasos em diversas áreas do desenvolvimento, que podem comprometer aspectos físicos e cognitivos. As crianças com SD apresentam dificuldades para controlar os sons da fala, por exemplo, devido a hipotonicidade, um afrouxamento dos músculos labiais e da língua.
Com o objetivo de compreender quais são as estratégias de reparo que as crianças com síndrome de Down utilizam para alcançar o processo de aquisição da fala, houve o acompanhamento, durante 6 meses, de uma menina do município de Lavras (MG), de 3 anos e 11 meses. Ao longo da pesquisa, foram realizadas gravações periódicas e anotações de fala, com o envolvimento de membros da família em situações do dia a dia, de forma espontânea, com o intuito de não interferir nas atividades diárias da criança.
A pesquisa “Aquisição das líquidas por criança com síndrome de Down: um estudo longitudinal foi conduzida por Jóice de Oliveira Ferreira, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Lavras (UFLA), orientada pela professora Raquel Márcia Fontes Martins, da Faculdade de Educação, Linguagens e Ciências Humanas (Faelch/UFLA).
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