Ir direto para menu de acessibilidade.
Dia Mundial da Água

Preservação de área de recarga da principal nascente da UFLA é tema de pesquisa

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 22 Março 2022 11:06 | Última Atualização: Terça, 22 Março 2022 11:13

Estudo analisou a distribuição espacial e realizou o mapeamento dos atributos físico-hídricos do local externo ao câmpus.

Gentileza solicitar descrição da imagem

 Estima-se que cerca de 70% da superfície terrestre é coberta com água, a maior parte presente nos oceanos. Para nossa sobrevivência, a água doce é de fundamental importância. As principais fontes de água doce que usamos são os corpos hídricos, dos quais, destacam-se as nascentes por apresentarem boa qualidade de suas águas. As nascentes são alimentadas pelas chuvas que abastecem os lençóis freáticos. Por isso, preservar nascentes e seu entorno, chamado de área de recarga, tem sido uma preocupação constante de pesquisadores e órgãos ambientais.

Reconhecida como Blue University pelo movimento global Blue Community (Projeto Comunidades Azuis), do Council of Canadians, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem como uma de suas principais metas o tratamento, o uso consciente e o reaproveitamento da água. A Universidade possui seis nascentes: uma localizada no pomar, duas próximas à estação de tratamento de água, uma na Zootecnia, uma próxima ao centro de eventos e uma externa à UFLA, que possui a maior vazão.

A principal nascente que abastece a Universidade está localizada próximo ao aeroporto municipal de Lavras, em uma propriedade particular. O local é protegido como área de proteção de mananciais e no momento não pode ser urbanizado. Em sua dissertação, a mestra Alice Raquel Caminha, do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (PPGRH), teve como objetivo analisar a distribuição espacial dos atributos físico-hídricos da área de recarga da principal nascente que abastece a UFLA.

Saiba mais sobre essa e outras pesquisas em Ciência UFLA.

Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.