Empreendedorismo e Inovação

Nintec esclarece tramitação de instrumentos jurídicos relacionados à pesquisa e à inovação

Escrito por Maria Luiza Pereira | Publicado: Quinta, 28 Abril 2022 11:36 | Última Atualização: Quinta, 28 Abril 2022 11:36
Gentileza solicitar descrição da imagem

No dia 13/04, o Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec) realizou uma apresentação com objetivo de facilitar a compreensão dos trâmites jurídicos inclusos na Política de Inovação da UFLA. Cerca de 20 membros da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV) compareceram ao Salão de Convenções da Universidade para ouvir as informações trazidas pelo diretor do Nintec, professor Márcio Lara.

Acompanhado do coordenador de Propriedade Intelectual e Parcerias do Nintec, Rafael Rezende, o professor Márcio explicou a indispensabilidade da colaboração entre instituições públicas, empresas privadas e a Universidade Federal de Lavras para fomentar o empreendedorismo dentro da comunidade acadêmica e potencializar a transformação da ciência em tecnologia.

Na ocasião, foram sanadas as dúvidas dos presentes sobre como atender corretamente ao que se pede na documentação necessária para celebrar um Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, processo que adquiriu mais agilidade a partir da implantação do Regulamento do Trâmite de Instrumentos Jurídicos.

A apresentação ressaltou o quanto a relação entre empresas e universidades na promoção da inovação traz benefícios mútuos, com resultados que alcançam a sociedade. Foram abordadas ainda as oportunidades de atividades conjuntas com as fundações de apoio credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC): Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) e Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

Conforme Lara, o Nintec, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Diretoria de Licitações, Contratos e Convênios (DLC/Proplag) são responsáveis por facilitar a concretização de parcerias. O amparo ao andamento das propostas é distribuído entre esses órgãos, a depender da natureza de cada objeto pretendido com o projeto. O Nintec se encarrega de apoiar as iniciativas relacionadas à inovação desde os estudos iniciais de viabilidade técnica, científica e financeira até o encerramento.

Ao desvincular a impressão de burocracia atrelada aos trâmites jurídicos da UFLA, o diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica reiterou: “Proceder de forma juridicamente correta no trabalho realizado em parceria traz seguridade para todos os envolvidos e para o nome da Universidade Federal de Lavras”.

As demais unidades acadêmicas da Universidade também podem solicitar que o Nintec realize a elucidação a respeito de trâmites jurídicos para pesquisas ligadas à inovação. Basta entrar em contato através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou do telefone (35) 3829-1591.