Biodiversidade

Nova espécie de árvore da Caatinga é descoberta por pesquisadores da UFLA

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 17 Mai 2022 10:56 | Última Atualização: Quinta, 19 Mai 2022 09:55

A descrição da nova espécie reforça a necessidade da conservação da Caatinga e a importância de novos estudos envolvendo a biodiversidade da vegetação

Flor da Pseudobombax furadense (Bombacoideae, Malvaceae) - Fotos: Arquivo pessoal Fernanda Moreira Gianasi.

A Caatinga é um domínio fitogeográfico presente em 11% do território brasileiro, abrangendo a região Nordeste e o norte de Minas Gerais. Estima-se que existam pelo menos 3,2 mil espécies de plantas nessa região, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Uma pesquisa realizada pelo Laboratório de Fitogeografia e Ecologia Evolutiva da Escola de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Lavras (Esal/UFLA) acrescentou mais uma espécie a essa lista, a Pseudobombax furadense (Bombacoideae, Malvaceae).

Confira a reportagem completa em Ciência UFLA.