Cafeicultura

Neblina artificial ajuda a proteger lavoura de café das geadas

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 31 Mai 2022 11:17 | Última Atualização: Terça, 31 Mai 2022 11:17

Alternativa impede que as plantas percam calor durante noites mais frias.

Nebulizador utilizado na prática (Foto: Arquivo pessoal)
Rafael Peron Castro demonstra utilização do nebulizador (Foto: Arquivo Pessoal)

O clima frio e a baixa umidade do ar típicos dessa época do ano preocupa os agricultores, principalmente, em relação ao cultivo de café. Ano passado, 173,6 mil hectares de lavouras do fruto foram atingidos por geadas, a perda ocorreu em cerca de 19% dos cafezais de Minas Gerais, segundo estimativas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater).

Para minimizar os prejuízos no campo, o professor de Agrometeorologia e de Energia na Agricultura, Pedro Castro Neto, da Escola de Engenharia (EENG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) adaptou uma máquina nebulizadora, utilizada para a aplicação de produtos de proteção fitodomissanitário,  para criar uma neblina artificial que impede que a geada atinja o cafezal.

Confira a reportagem completa sobre essa e outras pesquisas no Portal Ciência UFLA.

Assunto(s): café , geada , clima , nebulização