Ir direto para menu de acessibilidade.
Sustentabilidade

Eletroposto é inaugurado na UFLA

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 31 Mai 2022 15:38 | Última Atualização: Terça, 31 Mai 2022 15:38

Único em Lavras, eletroposto servirá de base para pesquisas relacionadas à mobilidade elétrica.

carro elétrico  sendo abastecido no eletroposto

 A Universidade Federal de Lavras (UFLA) possui agora um eletroposto, uma fonte de abastecimento de energia para as baterias de veículos elétricos e híbridos do tipo plug-in. A iniciativa faz parte do projeto de pesquisa "Veículos Elétricos e Eletropostos”, realizado pelo Grupo de Pesquisa Eletricidade Inteligente (GPEI) do Departamento de Automática (DAT), da Escola de Engenharia. O estudo contemplará três fases, sendo a primeira para testes e medições do eletroposto, a segunda para o desenvolvimento de um eletroposto com energia fotovoltaica e banco de baterias e a terceira para o desenvolvimento de modelos de negócios com o abastecimento elétrico.

A UFLA segue as tendências mundiais de cidades cada vez mais sustentáveis, a Universidade ocupa posições de destaque no ranking de sustentabilidade do GreenMetric. Para o pró-reitor de Pesquisa da UFLA, professor Luciano José Pereira, o projeto vai estimular o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de carros elétricos, de outros postos de energia e ser percursor de um movimento mais sustentável, uma vez que a redução do uso de combustíveis fósseis para diminuir a liberação de gases na atmosfera é iminente. “Estamos vivendo uma era difícil em relação ao preço dos combustíveis que teve uma alta muito expressiva, então a UFLA mais uma vez é pioneira”, disse.

O eletroposto não é aberto ao público e será utilizado apenas para fins de pesquisas. O coordenador do estudo, professor Fábio Domingues de Jesus, da Escola de Engenharia lembra que “com o eletroposto será possível fazer gerar novas pesquisas de graduação e pós-graduação e realizar estudos para novas implementações de carros e motos elétricas na UFLA”.

Segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), 8% do total de veículos elétricos emplacados em 2020 foram oriundos de Minas Gerais, o Estado ocupa a segunda posição do ranking nacional com 1.616 unidades comercializadas.