Ecologia

Artigo sobre cianobactérias de egressa da UFLA é publicado na revista científica Aquatic Ecology

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Terça, 19 Julho 2022 13:43 | Última Atualização: Terça, 19 Julho 2022 13:43
cianobactérias vistas de microscópio

Foi publicado, na revista Aquatic Ecology, o artigo de pesquisa “Efeito da limitação de luz e nutrientes na alocação para estruturas adaptativas em cianobactérias associadas epifiticamente às raízes de salvinia auriculata”, resultado da dissertação da mestra em Ecologia Aplicada da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Larissa Langsdorff Pimenta. Sob a orientação da professora Flávia de Freitas Coelho, do Instituto de Ciências Naturais (ICN/UFLA), Larissa analisou como as condições ambientais, como a disponibilidade de nutrientes e luz em que as plantas aquáticas cresciam, afetariam a sobrevivência e o desenvolvimento das cianobactérias, promovendo sua adaptação ao ambiente.

As cianobactérias fazem parte de um grupo de bactérias reconhecidas por sua capacidade de fixar o nitrogênio atmosférico (N2) e fazer fotossíntese produtora de oxigênio, semelhante às plantas. O artigo de Larissa trouxe uma contribuição importante sobre a sobrevivência e a reprodução das cianobactérias que vivem no ambiente aquático aderidas às raízes da planta conhecida popularmente como orelha de onça (uma samambaia aquática), de nome científico Salvinia auriculata.

Saiba mais sobre a publicação dessa pesquisa no site Ciência UFLA.