CHAMADA CNPQ

UFLA obtém aprovação de cinco propostas no Programa Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI), do CNPq

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Segunda, 08 Agosto 2022 15:51 | Última Atualização: Segunda, 24 Outubro 2022 09:36
Gentileza solicitar descrição da imagem

Cinco propostas da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foram aprovadas na Chamada CNPq Nº 12/2020 - Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI), obtendo a concessão de bolsas nas modalidades Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI), Mestrado (GM) e/ou Doutorado (GD), que ultrapassam R$ 600 mil. As propostas aprovadas participaram de seleção interna realizada pela Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG), por meio do edital PRPG n° 42/2020.

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, professora Adelir Saczk, embora os recursos da chamada de 2020 tenham sido liberados somente em 2022, ser contemplada no projeto MAI/DAI traz vários benefícios para a UFLA. “Além de alavancar o auxílio para estudantes de graduação e pós-graduação por meio de bolsas, a experiência de trabalhar em projetos no setor empresarial gera a possibilidade de criação de produtos ou processos inovadores que podem ser aplicados ao setor privado, além da produção científica exigida em cursos de pós-graduação. O programa proporciona, dessa forma, uma excelente experiência de vida, melhorando o conhecimento e o senso crítico, tão importantes para a carreira profissional.”

Os projetos aprovados foram:

• “Quantificação de florada por imagem para análise e previsão de safra em cafeeiro”, do professor Antonio Chalfun Junior (PPG em Fisiologia Vegetal/ICN). Foi contemplado com 1 bolsa de mestrado e 2 bolsas de ITI;

• “Engenharia genética de precisão aplicada em clones de eucalipto”, do professor Luciano Vilela Paiva (PPG em Biotecnologia Vegetal/ICN). Foi contemplado com 2 bolsas de doutorado, 1 bolsa de mestrado e 8 bolsas de ITI;

• “Avaliação de medidas de controle da desfolha e mancha foliar de Calonectria pteridis e progresso temporal da doença no Brasil”, da professora Maria Alves Ferreira (PPG em Fitopatologia/ESAL). Foi contemplado com 1 bolsa de doutorado e 4 bolsas de ITI;

• “Monitoramento de formigas cortadeiras em plantios de eucalipto usando inteligência artificial aplicada a imagens de satélites com máquinas virtuais em nuvem”, dos professores Ronald Zanetti e Alexandre dos Santos (PPG em Entomologia/ESAL). Foi contemplado com 1 bolsa de mestrado e 2 bolsas de ITI;

• “Caracterização genética e fenotípica de equinos da raça Mangalarga Marchador”, das professoras Sarah Laguna Conceição Meirelles e Raquel Silva de Moura (PPG em Zootecnia/FZMV). Foi contemplado com 1 bolsa de mestrado e 2 bolsas de ITI.

O Programa MAI/DAI tem como objetivo principal o fortalecimento da pesquisa, do empreendedorismo e da inovação nas Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTs), por meio do envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas. Dessa forma, o Programa MAI/DAI busca contribuir para o aumento da capacidade inovadora, da competitividade das empresas e do desenvolvimento científico e tecnológico no País, ao mesmo tempo em que fortalece os sistemas regionais de inovação. Outro destaque do projeto MAI/DAI é o envolvimento de bolsistas de iniciação tecnológica, matriculados em cursos de graduação da Instituição, no acompanhamento dos projetos de tese ou dissertação em desenvolvimento.