POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA

Projetos da UFLA são aprovados em edital da Fapemig de estímulo à comunicação pública da ciência e tecnologia

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 23 Agosto 2022 17:30 | Última Atualização: Segunda, 24 Outubro 2022 09:39
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) obteve a aprovação de duas propostas na chamada Fapemig 05/2022, referente ao Programa de Comunicação Pública da Ciência e da Tecnologia. Nos próximos três anos, a Universidade receberá cerca de R$ 450 mil da agência de fomento para implementar uma série de ações de divulgação e popularização da ciência, da tecnologia e da inovação. Foram submetidas 142 propostas à chamada e apenas 29 foram aprovadas.

O projeto institucional da UFLA foi contemplado com o maior montante de recursos entre todos os aprovados. Intitulado “Prosas na Ciência: contribuições da UFLA rumo ao processo dialógico da Comunicação Pública da Ciência”, o projeto receberá R$ 386.632,18 para o desenvolvimento de 19 tipos de produtos e mais de 260 ações. As atividades são transdisciplinares e envolvem a atuação conjunta das coordenadorias de Divulgação Científica (CDC), Comunicação Social (CCS) e Educação à Distância (Cead), pró-reitorias de Pesquisa (PRP), Extensão e Cultura e Pós-Graduação (Proec), Museu de História Natural, Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec) e Núcleo de Educação da Infância (Nedi), buscando também um alinhamento com projetos de extensão em desenvolvimento na Universidade.

Após a implantação de práticas de popularização da ciência por meio do jornalismo cientifico, iniciada em 2016 com o suporte de outro edital da Fapemig, este projeto institucional propõe uma nova etapa de comunicação da ciência, por meio de produtos que estimulem maior participação dos públicos, auxiliando na democratização e interiorização do acesso ao conhecimento científico no Brasil.

A segunda proposta, da área de museologia, obteve R$ 56.165,08. Com o título “Vamos fazer ciência? Repensando os espaços e construindo colaborativamente exposições nos Museus da Universidade Federal de Lavras (UFLA)”, o projeto tem o objetivo de resgatar áreas expositivas do Museu Bi Moreira e do Museu de História Natural Profª Léa Rosa Mourgués Schurter, por meio de ações como: exposições colaborativas e comunitárias; elaboração de um Projeto Arquitetônico de restauro para o museu de ciência da UFLA; atualização das mídias digitais e criação de um tour virtual para o Museu de História Natural.

O pró-reitor de Pesquisa, professor Luciano José Pereira, comemora a abrangência das ações, alcançada por meio de um trabalho conjunto de vários setores da instituição, e enfatiza a importância da aprovação das propostas. “Esse é um edital muito importante, pois aproxima a sociedade da ciência produzida na universidade, possibilitando ao cidadão entender a importância desses conhecimentos para o desenvolvimento da sociedade e da melhoria de sua própria qualidade de vida”.