PREMIAÇÃO INTERNACIONAL

Artigo escrito em coautoria com professora da UFLA é premiado no maior congresso acadêmico de Administração do mundo

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sexta, 09 Setembro 2022 16:21 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 10:30
Gentileza solicitar descrição da imagem

Um artigo escrito em coautoria por pesquisadoras da Universidade Federal de Lavras (UFLA), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi premiado no 82º Encontro Anual do Academy of Management, considerado o maior congresso acadêmico da área de Administração do mundo. Assinado pelas docentes Yuna Fontoura (FGV), Morgana Krieger (UFBA), Alketa Peci (FGV) e Flávia Naves (UFLA), o estudo foi contemplado na área de Critical Management Studies.

Com o título "GMO in Brazil as Political-Discursive Struggle: Approximating Hegemony and Decolonial Epistemology", o trabalho aborda as disputas e a construção da hegemonia em torno das pautas relacionadas aos organismos geneticamente modificados (transgênicos- GMO, do inglês Genetic Modified Organisms) no Brasil. As autoras procuram compreender como esse tipo de  produção adquiriu o status de inevitável e inquestionável na realidade nacional, apesar da oposição de ambientalistas e movimentos sociais.

O artigo parte de um arcabouço teórico que articula o conceito de hegemonia gramsciano, entendido como uma forma de dominação consentida, a epistemologia decolonial, que procura superar a epistemologia colonial/moderna, trazendo à tona sujeitos, conhecimentos e práticas invisibilizados e subalternizados pela colonização.

Por meio de uma análise longitudinal da formação e perpetuação da hegemonia dos OGMs no Brasil ao longo das últimas décadas, as autoras identificam que a hegemonia dos transgênicos baseia-se no papel esperado dos OGMs e do Brasil na geopolítica internacional e no conhecimento civilizatório ocidental.

"A premiação é um reconhecimento às pesquisas desenvolvidas na América Latina e, especialmente, por mulheres. Embora tenhamos trabalhos de alta qualidade e relevância, ainda alcançamos pouca visibilidade no contexto global. Essa conquista também reforça a potência de novas epistemologias e lentes teóricas para compreender fenômenos contemporâneos, como a epistemologia decolonial, que é uma linha de pesquisa importante do PPGA/UFLA", declara a professora Flávia.

O 82º Encontro Anual do Academy of Management foi realizado em agosto, na cidade de Seattle, Washington, nos Estados Unidos, reunindo mais de 10 mil acadêmicos do mundo.