ENERGIA FOTOVOLTAICA

Polo Embrapii da Agência de Inovação Zetta/UFLA desenvolve tecnologia inovadora para manutenção de campos fotovoltaicos

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 04 Outubro 2022 14:12 | Última Atualização: Segunda, 24 Outubro 2022 09:48
Gentileza solicitar descrição da imagem
Foto termográfica capturada por drone, com painéis solares danificados

A Agência UFLA de Inovação em Geotecnologias e Sistemas Inteligentes no Agronegócio (Zetta/UFLA) concluiu seu primeiro projeto de inovação como Unidade Embrapii de Agricultura Digital. A tecnologia consiste em um algoritmo para automatizar a detecção de falhas em placas solares a partir de imagens geradas por drones, que irá auxiliar na manutenção de campos fotovoltaicos de média e grande extensão.

A demanda de inovação tecnológica nessa área foi apresentada pela empresa MV Power, de São Paulo, prestadora de serviços na área de energia fotovoltaica que busca soluções inovadoras. A empresa identificou a potencial inovação tecnológica ao realizar a manutenção periódica de usinas fotovoltaicas, devido à necessidade de investir em economia sustentável. A demanda do algoritmo foi, então, apresentada pela empresa ao Polo Embrapii Zetta/UFLA.

A energia solar vem conquistando espaço na matriz energética do Brasil e do mundo nos últimos anos, como alternativa sustentável de produção de energia, que preserva o meio ambiente e diminui as alterações climáticas. Para as usinas fotovoltaicas operarem de forma eficaz, são necessárias manutenções periódicas. No Brasil essas manutenções são feitas com o auxílio de drones, que capturam fotos termográficas dos painéis solares para análise manual, o que demanda tempo e uma equipe dedicada às análises. Em campos fotovoltaicos muito extensos, o volume de imagens geradas é grande, podendo chegar a 300 ou 400 mil.

O algoritmo que foi desenvolvido com a participação de docentes, estudantes de pós-doutorado e discentes de graduação da UFLA automatiza o processo de identificação das falhas de forma ágil e com precisão de 95%. Dessa forma, aumenta a eficiência do processo, otimiza o tempo do operário e reduz os custos de mão de obra na manutenção das usinas fotovoltaicas.

De acordo com o coordenador do Polo Embrapii Zetta/UFLA de Agricultura Digital, professor Paulo Henrique Leme, a tecnologia é promissora. “Os projetos Embrapii têm como foco a pesquisa aplicada em desenvolvimento tecnológico. Nesse caso, o algoritmo desenvolvido para análise de imagens já possui o potencial de rápida aplicação pela MV Power”.

Polo Embrapii

A Agência de Inovação Zetta/UFLA foi credenciada como polo da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) em 2020, para atuar na área de Agricultura Digital, com ênfase em inovação tecnológica, geotecnologias, ciência de dados e implementação de sistemas inteligentes. Como Unidade Embrapii, executa projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação junto às empresas do agronegócio brasileiro.

A Embrapii é uma organização social que, desde 2013, está qualificada pelo poder público federal para apoiar instituições de pesquisa no desenvolvimento de inovações que atendam a demandas apresentadas pela indústria brasileira. A Embrapii subsidia aproximadamente 33% do custo dos projetos propostos pelas empresas e a instituição de pesquisa responsabiliza-se por outros 17%, como contrapartida. A empresa investe 50% dos recursos necessários.

Para conhecer mais sobre os projetos da Unidade Embrapii Zetta/UFLA de Agricultura Digital, entre em contrato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.