Cafés Especiais

Café especial: pesquisa inovadora desenvolve técnica que utiliza frutos verdes na produção de cafés especiais

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Quarta, 05 Outubro 2022 15:10 | Última Atualização: Segunda, 10 Outubro 2022 09:56

Em processo de patente, método aumenta o valor da saca além de melhorar os benefícios nutricionais e saudabilidade da bebida

café verde

Liderada pelo professor Flávio Meira Borém, do Departamento de Engenharia Agrícola da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (EENG/UFLA), uma pesquisa tem utilizado frutos verdes - antes vistos como defeituosos e que desvalorizavam o produto diminuindo o potencial de venda - para a produção de café com mais qualidade.

Buscando aproveitar todos os benefícios da segunda bebida mais consumida no mundo, que fica atrás somente da água, o estudo realizado pelo Centro de Pesquisa em Processamento de Produtos Agrícolas (UFLA) buscou alternativas que aprimoram o perfil sensorial dos grãos e aumentam a qualidade do lote de cafés na pós colheita, mesmo na presença de grande quantidade de frutos imaturos, tornando-a mais rentável ao produtor, podendo valorizar a saca de café em até 50 dólares (257 reais).

Confira a reportagem completa em Ciência UFLA.