ENGENHARIA DE SOFTWARE

Artigo escrito em coautoria com pesquisadores da UFLA é o mais influente dos últimos dez anos do SBCARS

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Segunda, 17 Outubro 2022 13:46 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 10:30
Gentileza solicitar descrição da imagem

Um artigo escrito em coautoria com pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu o Prêmio Artigo Mais Influente (Most Influential Paper Award) dos últimos dez anos do Simpósio Brasileiro de Componentes de Software, Arquiteturas e Reutilização (SBCARS). A distinção foi conferida na última edição do simpósio, integrada ao XIII Congresso Brasileiro de Software: Teoria e Prática (CBSoft 2022) e realizada na modalidade on-line pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), entre os dias 3 e 7/10.

Com o título "Software Variability Management: An Exploratory Study with Two Feature Modeling Tools", o artigo, publicado no SBCARS 2013, apresenta os resultados de um estudo exploratório sobre ferramentas de modelagem de features, isto é, de características comuns e características específicas de softwares (que incrementam a funcionalidade do produto para seus usuários).

A pesquisa analisa e compara as ferramentas FeatureIDE e SPLOT para a modelagem de Linhas de Produtos de Software (LPS), com o objetivo de apoiar os Engenheiros de Software na escolha daquela que melhor se adapta às suas necessidades. O estudo se baseia em dados de 56 participantes.

O trabalho realiza uma análise qualitativa de quatro dimensões em relação às funcionalidades das ferramentas analisadas: i) Editor de Modelos de Features, ii) Análise Automatizada de Modelos de Features, iii) Configuração do Produto e iv) Notação usada pela Ferramenta. Os principais problemas observados na SPLOT estão relacionados à sua interface. FeatureIDE, por outro lado, revelou algumas restrições ao criar modelos de features.

A escolha do artigo para receber a distinção foi baseada na quantidade de citações nos últimos 10 anos, considerando uma janela de três anos. Foram analisados os artigos publicados no SBCARS nos anos 2011, 2012 e 2013. Até o momento, o artigo contabiliza 42 citações. Para acessar o artigo, clique aqui.

Os autores do artigo são os pesquisadores Juliana Alves Pereira (UFMG), Carlos Souza (UFMG), Eduardo Figueiredo (UFMG), Ramon Abilio (UFLA), Gustavo Vale (UFLA) e Heitor Augustus Xavier Costa (UFLA). A instituição corresponde à época da publicação do artigo (2013).

De acordo com o professor Heitor, em decorrência da existência de várias ferramentas para modelagem de LPS, “a relevância dos resultados apresentados nesse artigo consiste na comparação entre duas dessas ferramentas gratuitas e mais utilizadas, com a opinião de participantes que as utilizaram. Dessa forma, os resultados apoiam melhor a possível escolha de uma delas”.

O SBCARS é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e reúne pesquisadores, estudantes e profissionais com uma ampla gama de interesses em tópicos relacionados à Engenharia de Software, incluindo linhas de produto de software, desenvolvimento de software baseado em componentes, arquitetura de software e reuso de software.

Acesse o artigo para mais informações