FIBRAS NATURAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Estudo inovador com fibras naturais favorece a eficiência térmica na construção civil

Escrito por Maria Luiza Pereira | Publicado: Quarta, 26 Outubro 2022 15:52 | Última Atualização: Quarta, 26 Outubro 2022 15:52
Gentileza solicitar descrição da imagem

Fibras naturais, como o coco, o sisal e a juta, têm sido cada vez mais utilizadas na engenharia civil e na arquitetura, por apresentarem propriedades satisfatórias a muitas aplicações, além de leveza e fácil manuseamento. Uma pesquisa realizada na Escola de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (EEng/UFLA) procura ampliar ainda mais esses benefícios combinando materiais fibrosos com os chamados materiais de mudança de fase.

Materiais de mudança de fase são agentes capazes de mudar seu estado dentro de uma determinada faixa de temperatura, de sólido para líquido, ou vice-versa, dependendo do material. Eles absorvem calor ao fundir e libertam calor ao solidificar, sendo essas mudanças de fase realizadas a uma temperatura quase constante. Devido a essa característica, diversos métodos de encapsulamento e melhoramento desses materiais vêm sendo analisados para maior proveito de suas propriedades e, consequentemente, diferentes formas de utilização.

Confira a reportagem completa em Ciência UFLA.