PREMIAÇÃO

Egresso do curso de Sistemas de Informação é premiado em concurso de teses e dissertações

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 22 Novembro 2022 15:59 | Última Atualização: Terça, 19 Março 2024 10:30

O egresso do Mestrado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Matheus Silva Ferreira recebeu Menção Honrosa no IV Concurso de Teses e Dissertações em Sistemas de Informação (CTDSI), do XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2022). Com a orientação do professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) Heitor Augustus Xavier Costa, Matheus desenvolveu o trabalho de mestrado "Compreensão do trabalho dos desenvolvedores: uma abordagem visual para gestão de projetos".

A dissertação apresenta uma sequência de etapas intitulada “Developer Tracker”, que tem como objetivo a extração do maior número de informações possíveis sobre a atuação dos desenvolvedores no dia a dia de trabalho. De acordo com Matheus, por meio dessas informações, gerentes de projetos conseguem visualizar e controlar as alterações feitas no código ao longo do tempo.

Além do Developer Tracker, a abordagem inclui a mineração de SCV (Sistema de Controle de Versão), o cálculo de medidas quantitativas e a aplicação de uma técnica de visualização de software. Para avaliar essa abordagem, foi desenvolvido um apoio computacional utilizado por 16 gerentes de projetos da indústria de software, em um estudo experimental. Os resultados mostraram que, em geral, a abordagem foi útil para o aprimoramento da compreensão dos gerentes de projetos.

“Achei gratificante participar do concurso, acredito que o trabalho que fiz ao longo do mestrado junto com o professor Heitor foi amplamente reconhecido. Trabalhamos duro durante esse período para projetarmos algo relevante para área científica. Foi uma honra estar lá entre os melhores trabalhos, representando meus colegas e o nome da UFLA”, afirma Matheus.

O SBSI foi realizado de modo híbrido e ocorreu entre os dias 16 e 19 de maio, em Curitiba (PR). O encontro anual da comunidade de SI da Sociedade Brasileira de Computação consiste em um evento para a apresentação de trabalhos científicos e discussão de temas contemporâneos na área de Sistemas de Informação, aproximando estudantes, pesquisadores, profissionais e empresários da comunidade de Sistemas de Informação.

Texto: Mathews de Oliveira Silva- bolsista Proat/UFLA. Revisão: Gláucia Mendes, jornalista UFLA