PREMIAÇÃO

Estudantes do PET Administração são premiados no XXV Semead

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 23 Novembro 2022 16:43 | Última Atualização: Quarta, 23 Novembro 2022 17:15
Gentileza solicitar descrição da imagem

Estudantes do Programa de Educação Tutorial em Administração (PET Administração) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foram premiados no XXV Seminário em Administração (SemeAD), realizado na Universidade de São Paulo (USP), de 9 a 11/11. O reconhecimento foi conferido na área temática "Ensino e Pesquisa em Administração", pelo artigo “Trajetória acadêmica e atuação profissional de egressos do curso de Administração de uma instituição federal de ensino superior”.

O artigo reúne os resultados de um trabalho realizado há mais de dois anos, que procurou mapear e levantar informações sobre os estudantes egressos do curso de Administração, sob a orientação da professora Cléria Donizete da Lourenço. O estudo surgiu com o objetivo de avaliar as perspectivas do mercado de trabalho, a fim de realizar melhorias no curso e observar os procedimentos mais adequados às demandas da sociedade.

Os estudantes sentem-se satisfeitos com o trabalho, que pode ser apropriado pela comunidade acadêmica e nortear as escolhas de quem optar pelo curso de Administração, conforme relata Mateus da Mata Melo, um dos estudantes premiados no evento. “Desenvolvemos o projeto acreditando no seu potencial de contribuir com a formação acadêmica dos estudantes e ouso dizer que esse objetivo foi plenamente alcançado. Além disso, temos a oportunidade de construir um projeto que também possui potencial de contribuir com a gestão do curso”, disse o aluno.

A orientadora do projeto também destaca a importância, para a formação profissional, do contato entre os estudantes e os egressos ao longo da pesquisa. “Do ponto de vista da pesquisa, destaca-se a coleta de informações sobre a trajetória acadêmica e profissional dos egressos, que permite avaliar a empregabilidade e a atuação deles no mundo do trabalho, conhecer os principais benefícios do curso que concluíram e os desafios enfrentados por eles quanto à atuação profissional. Além disso, o banco de dados gerado a partir dos resultados da pesquisa possibilita o contato com os egressos, tornando possível o convite para que eles retornem à universidade e participem de atividades como recepção de calouros e compartilhamento de experiências profissionais em sala de aula de diversos componentes curriculares”, relata.

Texto: Gustavo Batista Silva - bolsista Proec/UFLA. Revisão: Gláucia Mendes, jornalista UFLA