PESQUISA & INOVAÇÃO

UFLA irá sediar primeiro Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia especializado em Segurança de Solo e Alimento

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 10 Janeiro 2023 13:59 | Última Atualização: Terça, 24 Janeiro 2023 14:30

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) obteve aprovação na chamada nº 58/2022 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para sediar o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Segurança de Solo e Alimento. O projeto tem prazo de execução de cinco anos e conta com um orçamento de mais de 5 milhões de reais.

Os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) foram concebidos com a finalidade de realizar pesquisas de excelência em áreas consideradas estratégicas. O INCT que será sediado pela UFLA tem como principal objetivo gerar parâmetros de referência e tecnologias competitivas e sustentáveis para garantir a produção de alimentos nutritivos e seguros, mantendo a qualidade e a sustentabilidade do solo, com ênfase para os ambientes de produção dos biomas brasileiros.

O projeto é uma parceria entre 15 instituições nacionais e 18 internacionais, totalizando 92 pesquisadores de 11 países. Na UFLA, o projeto envolve oito departamentos, de cinco unidades acadêmicas. O coordenador é o professor do Departamento de Ciência do Solo (DCS) Luiz Roberto Guimarães Guilherme e o subcoordenador, o professor do Departamento de Agricultura Rafael Pio, ambos vinculados à Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal) da UFLA.

O professor Luiz Roberto explica que “este é o primeiro INCT do Brasil a aliar segurança alimentar ao moderno conceito de segurança ou qualidade do solo. É uma iniciativa que projeta ainda mais a UFLA como protagonista nacional e líder internacional de pesquisas relacionadas a esse tema”. De acordo com o coordenador, todos os parceiros nacionais e internacionais são referência nesses temas. “Uniremos todas as nossas competências para gerar novos conhecimentos sobre a produção de alimentos saudáveis e seguros”, acrescenta.

Programa INCTs

O edital nº 58/2022 do CNPq contemplou 58 grupos de pesquisa do Brasil, nove de Minas Gerais. Ao todo, serão destinados aos projetos 324 milhões de reais, provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

O Programa INCTs fomenta o desenvolvimento de projetos de pesquisa de longo prazo, que envolvem a articulação de redes nacionais e internacionais de cooperação científica. Cada INCT é coordenado por uma instituição com excelência em produção científica ou tecnológica na área de atuação.

Os INCTs possuem posição estratégica no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, por desenvolver projetos de longo prazo em temas específicos, pela complexidade de sua organização e pelo porte do financiamento.