GIF COMIC

Pesquisadores da UFLA nomeiam novo gênero textual que circula no Instagram

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Terça, 24 Janeiro 2023 09:51 | Última Atualização: Quinta, 02 Fevereiro 2023 08:08
Gentileza solicitar descrição da imagem
O gênero GIF Comic é uma sequência de ilustrações, no formato de história em quadrinhos, projetada para narrar uma situação hipoteticamente anterior a um GIF de um acontecimento real, que geralmente aparece ao final da sequência.

Você já ouviu falar em GIF Comic? Provavelmente, não. Apesar de ser um gênero textual já encontrado no Instagram, ele foi nomeado recentemente por meio de uma parceria feita entre pesquisadores do grupo “Textualidades em Gêneros Multissemióticos e Formação de Professores de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Lavras (Textualiza/UFLA)” e uma pesquisadora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa pode ser encontrada em um dos capítulos do livro “Letramentos múltiplos, multimodalidades e multiletramentos: os usos da linguagem na era digital”, publicado pela Editora Diálogos, em 2021.

Leia a matéria completa no Portal da Ciência UFLA.