bolsas, tecnologia

Projeto da UFLA é aprovado em chamada do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI), do CNPq

Escrito por Gustavo Silva | Publicado: Terça, 28 Fevereiro 2023 14:43 | Última Atualização: Terça, 28 Fevereiro 2023 14:47
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) obteve aprovação do projeto “Tecnologia e inovação no desenvolvimento de novos produtos e processos”, na chamada CNPq Nº 068/2022 - Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI). Com a aprovação, a universidade receberá bolsas de estudo nas modalidades Iniciação Tecnológica e Industrial (ITI), Mestrado (GM) e/ou Doutorado (GD), que totalizam 561 mil reais.

O projeto foi escolhido mediante seleção interna de propostas, realizada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). A proposta vencedora inclui docentes dos programas de pós-graduação em Agroquímica (Maria das Graças Cardoso e Guilherme Max Dias Ferreira), Ciências Veterinárias (Luis David Solis Murgas), Engenharia de Biomateriais (Jenaína Ribeiro Soares e Marali Vilela Dias) e Engenharia Florestal (Lucas Amaral de Melo).

De acordo com a pró-reitora de Pós-graduação, professora Adelir Saczk, “por meio do programa, a UFLA tem como principal objetivo fortalecer a colaboração entre seus Programas de Pós-graduação e empresas de base tecnológica, visando, para além da produção científica de qualidade, gerar produtos e processos inovadores, aplicáveis no setor empresarial”.

O Programa MAI/DAI tem como objetivo principal o fortalecimento da pesquisa, do empreendedorismo e da inovação nas Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTs), por meio do envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas privadas.

Dessa forma, o programa busca contribuir para o aumento da capacidade inovadora, da competitividade das empresas e do desenvolvimento científico e tecnológico no País, ao mesmo tempo em que fortalece os sistemas regionais de inovação. Outro destaque do projeto é o envolvimento de bolsistas de iniciação tecnológica, matriculados em cursos de graduação da Instituição, no acompanhamento dos projetos de tese ou dissertação em desenvolvimento.

Publicação: Gustavo Batista Silva, bolsista Proat/UFLA. Revisão: Gláucia Mendes, jornalista da UFLA.