Queijo Minas Artesanal

Pesquisas realizadas na UFLA contribuem para a formalização do Queijo Minas Artesanal com Casca Florida

Escrito por Mayara Mesquita | Publicado: Quarta, 08 Março 2023 13:56 | Última Atualização: Terça, 14 Março 2023 11:57
Gentileza solicitar descrição da imagem

Provavelmente você já conhece a fama dos queijos mineiros artesanais, não é mesmo? Pesquisas realizadas no Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras (DCA/UFLA) contribuíram para que a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) reconhecesse mais uma dessas variedades mineiras: o Queijo Minas Artesanal de Casca Florida (QMACF). Minas Gerais foi o primeiro Estado brasileiro a formalizar o queijo artesanal com casca florida.

A formalização foi possível graças à identificação do fungo que cresce na casca (superfície) desse queijo. Denominado Geotrichum candidum, o fungo foi isolado, identificado e é preservado pela equipe do Laboratório de Microbiologia dos Alimentos do DCA, sob a coordenação do professor Luis Roberto Batista. A demanda para a pesquisa surgiu em 2016, a partir dos próprios produtores de queijo, visto que até sua formalização, em 27 de dezembro de 2022, a comercialização do produto não era legalmente regulamentada por não se saber qual era o fungo presente no QMA e se seu consumo era seguro.

Leia a matéria completa no Portal da Ciência.