INFECÇÕES HOSPITALARES

Saúde pública: produto inovador impede o crescimento de bactérias hospitalares em superfícies de macas tipo MDF

Escrito por Raphaela Mendonça Leite | Publicado: Quinta, 30 Março 2023 15:19 | Última Atualização: Quinta, 30 Março 2023 15:20

Pesquisadores da UFLA desenvolvem produto de baixo custo e inédito que inibe a proliferação de duas perigosas bactérias presentes nas unidades hospitalares

Quando em contato com móveis como macas de madeira tipo MDF, as bactérias hospitalares podem aumentar as infecções em pacientes. Nem mesmo a higienização é capaz de impedir o crescimento desses microrganismos dentro dos hospitais ou clínicas. Pensando nisso, uma pesquisa da Universidade Federal de Lavras (UFLA), desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Biomateriais (PPGBioMat) da Escola de Engenharia (EENG/UFLA), resultou em um produto feito de nanopartículas do metal prata e uma resina impermeabilizante, que impede o crescimento de duas bactérias hospitalares: a Escherichia coli e a Staphylococcus aureus.

Leia a matéria completa no Portal da Ciência UFLA.