ÁRVORES CENTENÁRIAS

Pesquisa com a participação da UFLA analisa árvores gigantes da Amazônia para descobrir suas idades e o clima do passado

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Terça, 25 Abril 2023 12:13 | Última Atualização: Terça, 25 Abril 2023 12:48
Gentileza solicitar descrição da imagem

Aventurar-se na floresta amazônica para chegar a um santuário de árvores gigantes de mais de oitenta metros de altura pode até parecer coisa de filme, mas, recentemente, um grupo de pesquisadores enfrentou desafios para coletar amostras dessas árvores e de suas árvores vizinhas. Após a expedição, que foi organizada pelo professor do Instituto Federal do Amapá (Ifap) Diego Armando da Silva e foi a sexta até esse santuário, as amostras foram trazidas para a Universidade Federal de Lavras (UFLA), que participa da pesquisa. Metade das amostras também foram enviadas para a Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos. Com as análises, será possível datar precisamente as idades dessas árvores e até mesmo saber mais sobre o clima do passado, por meio da construção de cronologias dessas árvores de diferentes locais da região amazônica.

Leia a reportagem completa no Portal da Ciência UFLA e saiba mais.