Ir direto para menu de acessibilidade.
Mulheres na Ciência

Oportunidade de bolsas para atuar nos projetos da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Terça, 25 Abril 2023 18:07 | Última Atualização: Terça, 25 Abril 2023 21:46
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Rede Brasileira de Mulheres Cientistas (RBMC) está com edital de bolsas para seleção de mulheres pesquisadoras (doutorado, mestrado e iniciação científica), para atuarem em apoio nas áreas de Tecnologias da Informação, Políticas Públicas e Comunicação. O objetivo é fortalecer a produção científica com perspectiva de gênero. 

O edital de seleção foi viabilizado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e as candidaturas estão abertas a mulheres de outras universidades, e também a profissionais de TI e Comunicação que não estejam vinculadas à academia (ver perfil e requisitos no edital).  

O edital é público e visa à concessão de bolsas a mulheres cientistas nas áreas de Tecnologia de Informação (2 vagas), Políticas Públicas (2 vagas) e Comunicação (2 vagas).

O prazo para inscrição de candidaturas foi prorrogado até 27 de abril e o edital pode ser consultado neste link Dúvidas sobre o edital podem ser encaminhadas à Comissão Avaliadora, para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

A UFLA E A RBMC 

A RBMC, criada em abril de 2021, reúne aproximadamente quatro mil mulheres pesquisadoras, cientistas e professoras de diferentes áreas de conhecimento. As docentes do Departamento de Administração Pública (DAP) Júlia Moretto Amâncio e Camila Maria Risso Sales participam da Rede através do projeto Banco de Iniciativas. Júlia faz parte do Comitê Executivo da Rede. Estudantes de graduação e pós-graduação da UFLA atuam neste projeto e também bolsistas do programa BIC Jr.

Apesar da vinculação das docentes do DAP/UFLA via Banco de Iniciativas, elas explicam que são bem-vindas inscrições de mulheres cientistas que atendam aos perfis do edital também em outras áreas e para atuação em outros projetos. 

“Outras mulheres pesquisadoras, professoras, técnicas administrativas, pós-graduandas e graduandas, que queiram atuar na Rede, mesmo fora do edital, são bem-vindas. A Rede é uma construção coletiva e está sempre aberta a novas parcerias e adesões”, enfatiza Júlia Moreto. 

Para participar da Rede entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. 

 

CONHEÇA O BANCO DE INICIATIVAS

Um dos objetivos da RBMC é chamar a atenção para o impacto da pandemia em mulheres, especialmente mulheres em situação de vulnerabilidade. Um dos projetos consiste na identificação e disseminação de iniciativas que reduzam o impacto da pandemia nas mulheres em diversas áreas (saúde, educação, moradia, mobilidade urbana, trabalho e renda, violência, dentre outras), e contribuam para a redução das desigualdades de gênero no país. O Banco de Iniciativas é um repositório que pretende servir como fonte de consulta e pesquisa sobre iniciativas (programas, políticas, projetos, ações etc) que contribuam para promover os direitos das mulheres e para reduzir o impacto da pandemia nas suas vidas. São iniciativas desenvolvidas em diferentes áreas por governos, instituições variadas e organizações da sociedade civil que ajudam a enfrentar a desigualdade de gênero no Brasil.

Para conhecer mais sobre a Rede, acesse:

https://mulherescientistas.org/ 

https://linktr.ee/redebmulherescientistas 

https://www.instagram.com/redemulherescientistas/ 

https://www.youtube.com/channel/UC4xUugBFS8aRTKU7OJocWIQ 

https://twitter.com/redecientistas

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.