Ir direto para menu de acessibilidade.
Consolidação do campo

I Encontro Brasileiro de Construção e Dinâmicas de Mercado é realizado na UFLA

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Sexta, 12 Mai 2023 15:44 | Última Atualização: Sexta, 12 Mai 2023 15:53
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediou, na segunda-feira (8/5), o I Encontro Brasileiro de Construção e Dinâmicas de Mercado, organizado pelo Centro de Estudos em Mercado e Tecnologias no Agronegócio (Agritech), pelo Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor (Gecom) e pelo Programa de Pós-Graduação em Administração. O evento, de caráter multi-institucional, foi realizado de forma híbrida, com a presença de representantes da UFLA, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio), Universidade do Vale do Taquari (Univates) e Manchester Business School.

Na programação do evento, três palestras reuniram temas importantes para o campo de estudos: Infraestruturas de Mercado (Luis Araujo - Manchester Business School), Construção de Pesquisas em Estudos de Mercado (Francisco Giovanni - Universidade Estadual de Maringá) e Macromarketing - dos Sistemas de Mercado às Redes Sociais (João Felipe Sauerbronn (FGV - ECMI). Também foi realizada uma mesa-redonda com a temática “mapeando as diferentes trilhas de pesquisa sobre mercados: quais os caminhos para a aproximação?”, com a presença dos professores Paulo Henrique Leme (UFLA), Isabela Moraes (Ufop), João Felipe Sauerbronn (FGV) e Marlon Dalmoro (Univates). 

O evento consolida o lançamento da edição especial da revista Organizações Rurais & Agroindustriais, dedicada aos estudos de Construção e Dinâmicas de Mercados Agroalimentares. De acordo com a apresentação da edição, trata-se de um marco importante para o campo de estudos que caminha para a consolidação no País. "Nós, da OR&A, sentimos honrados em sediar essa edição especial e contribuir para a consolidação das pesquisas nacionais sobre a temática, em especial aplicada aos mercados agroalimentares", enfatiza Elisa Guimarães Cozadi, uma das editoras do periódico. 

A edição especial faz parte dos esforços para ampliação e fortalecimento de uma rede nacional de pesquisadores dedicados aos estudos em Construção de Mercados, bem como o contínuo desenvolvimento da OR&A rumo à indexação em novas bases e alcance de melhores indicadores de atividade. Os editores convidados para essa edição foram os professores Caroline Mendonça Nogueira Paiva (Fagammon), Daniel Carvalho de Rezende (UFLA) e João Felipe Rammelt Sauerbronn (FGV – Rio).

O periódico Organizações Rurais & Agroindustriais é uma publicação vinculada ao Departamento de Administração e Economia, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA/UFLA). 

Clique e confira a edição especial - Construção e Dinâmicas de Mercados Agroalimentares  

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção