DIREITO, MEDICINA E ENGENHARIA

Pesquisa analisa opressões e desigualdades enfrentadas em carreiras de mulheres negras

Escrito por Alessandra Reis | Publicado: Quinta, 18 Mai 2023 10:14 | Última Atualização: Quinta, 18 Mai 2023 10:14
Gentileza solicitar descrição da imagem

Você já ouviu falar no termo interseccionalidade? Uma pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA), utilizou essa ferramenta analítica para investigar opressões e desigualdades enfrentadas pelas mulheres negras em carreiras das profissões produzidas como imperiais - Direito, Medicina e Engenharia.  O racismo foi um dos marcadores mais citados durante a pesquisa pelas entrevistadas, que narraram suas histórias sobre as trajetórias de carreira. Os resultados mostram que as opressões afetam o percurso dessas mulheres de forma conjunta.

Leia a matéria completa no Portal da Ciência UFLA.