TRANSPARÊNCIA

Painel de Indicadores de Pesquisa é lançado em reunião com diretores das Unidades Acadêmicas

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 30 Mai 2023 12:17 | Última Atualização: Sexta, 23 Junho 2023 10:04
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) acaba de lançar o Painel de Indicadores de Pesquisa Científica, que fornece um panorama geral da produção científica da Universidade Federal de Lavras (UFLA) no período de 2018 a 2022. A ferramenta foi apresentada aos diretores das Unidades Acadêmicas nessa segunda-feira (29/5).

O painel possibilita a consulta e a análise de uma série de dados, como o número de publicações científicas por faculdades e departamentos, o fator de impacto dessas produções ao longo dos últimos seis anos, os pesquisadores em destaque, os departamentos com pesquisas mais robustas, entre outros.

“Essa ferramenta é muito importante do ponto de vista da transparência, para a sociedade, das atividades de pesquisa desenvolvidas na UFLA. Também é muito relevante em termos de gestão, pois permite identificar, por exemplo, as áreas que precisam de reforço do ponto de vista de publicações. O propósito não é fazer comparações entre áreas de conhecimento, mas possibilitar a análise da evolução das pesquisas na Universidade”, esclarece o pró-reitor de Pesquisa, professor Luciano José Pereira.

Durante a apresentação, o pró-reitor destacou a importância dos indicadores para evidenciar o impacto das pesquisas desenvolvidas na Universidade. No entanto, considerou que a seleção de indicadores para o painel deve passar por revisão sistemática para adaptação ao contexto institucional. Também reforçou que devem ser observadas as peculiaridades de cada unidade acadêmica, departamento e campo de estudo para uma avaliação mais assertiva e ponderada. Citou, como exemplo, a importância do impacto da pesquisa localmente relevante, que deve ser considerada, de forma complementar, aos indicadores globalmente utilizados pela academia, como fator de impacto e número de citações.

No momento, o painel abarca as produções acadêmicas dos docentes efetivos da UFLA. Em breve, também será possível consultar dados da Iniciação Científica. Esse recurso já está em fase de testes e ajudará a identificar, por exemplo, os cursos que possuem mais demanda de bolsas e se essa demanda se reflete em um maior número de aprovações em editais.

A ferramenta foi desenvolvida pela PRP com apoio de infraestrutura da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI). Sua elaboração incluiu um amplo trabalho de coleta de dados em plataformas como Web of Science (WoS) e Currículo Lattes, bem como em bases de dados da UFLA, que envolveu a DGTI e a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe).