MEIO AMBIENTE

Pesquisa aponta que estação de tratamento da UFLA é capaz de remover microplásticos presentes no esgoto bruto

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Segunda, 05 Junho 2023 16:05 | Última Atualização: Segunda, 05 Junho 2023 16:05
Gentileza solicitar descrição da imagem

Resíduos de plástico, como sacolas e copos descartáveis tradicionais, podem demorar mais de 400 anos para se decompor. Quando descartados incorretamente no meio ambiente, passam por um processo de fragmentação por atrito e radiação solar, até serem transformados em microplásticos, partículas menores do que 5 milímetros que contaminam facilmente o solo, a água e o ar. A presença desses microplásticos na Estação de Tratamento de Esgoto da Universidade Federal de Lavras (ETE/UFLA) foi pesquisada no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias e Inovações Ambientais da Universidade.

Leia a reportagem completa no Portal da Ciência