Ir direto para menu de acessibilidade.
OPORTUNIDADE

Fapemig lança edital de incentivo à internacionalização - envio de propostas para submissão institucional pode ser feito até 3/7

Escrito por Alana Freitas | Publicado: Quarta, 07 Junho 2023 08:27 | Última Atualização: Quarta, 28 Junho 2023 12:20
Gentileza solicitar descrição da imagem

Coordenadores dos programas de pós-graduação Stricto Sensu acadêmicos da UFLA, que possuem cursos em níveis de Mestrado e Doutorado, têm até o dia 3/7, às 8 horas, para apresentarem propostas para participar da chamada nº009/2023 da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig): Fomento à Internacionalização das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação do Estado de Minas Gerais – ICTMGs. 

O prazo, se trata do edital interno para seleção de propostas para compor o projeto institucional referente à chamada. As propostas serão avaliadas por uma comissão instituída pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG/UFLA), e serão selecionadas aquelas que irão integrar o projeto coletivo institucional a ser submetido à Fapemig, conforme orientações do edital.

Com essa chamada, o objetivo da Fapemig é fortalecer a internacionalização nas instituições, considerando suas particularidades e necessidades, por meio do financiamento de projetos institucionais que estimulem e desenvolvam ações de cooperação internacional nas diversas áreas do conhecimento. Serão destinados 23 milhões de reais para o financiamento dos projetos aprovados. 

Além de buscar ampliar as ações de apoio à internacionalização da pesquisa nas ICTMGs, a chamada tem entre seus objetivos específicos: estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculada à pós-graduação; promover a mobilidade de docentes e discentes, com ênfase em doutorandos e docentes para o exterior e do exterior para o Brasil, vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu de Minas Gerais com cooperação internacional; viabilizar a participação de pesquisadores em congressos, seminários e demais eventos internacionais de caráter técnico-científico.

A previsão é que o resultado da análise das propostas institucionais seja divulgado até 30/10. Já o resultado da seleção interna tem previsão de divulgação em 10/7. 

Confira o edital da PRPG para seleção interna de propostas.

Confira o edital da Fapemig. aqui.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção