Empreendedorismo e Inovação

Evento do Programa Avança Café estimula a geração de ideias inovadoras para o setor cafeeiro

Escrito por Maria Luiza Pereira | Publicado: Quarta, 05 Julho 2023 17:44 | Última Atualização: Quarta, 05 Julho 2023 19:01
Gentileza solicitar descrição da imagem

No dia 3/7, estudantes, empreendedores, produtores e entusiastas do café se reuniram no Anfiteatro do Departamento de Agricultura para a realização do evento “Desafios e oportunidades: um movimento pelo empreendedorismo na universidade".

O encontro foi organizado pela equipe responsável pela gestão do programa de aceleração Avança Café, em Lavras. O programa é uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Universidade Federal de Viçosa (UFV) para estimular a criação e o crescimento de empreendimentos que possam trazer avanços significativos para a cadeia produtiva do café.

Em um primeiro momento, houve uma rodada de apresentações, a começar pelo pró-reitor de Inovação e Empreendedorismo da UFLA, professor Márcio Lara. A fala do professor incentivou os presentes a imaginar possibilidades de aplicar o empreendedorismo durante a busca de soluções para problemas cotidianos. Em seguida, o mentor de negócios Vinícius Leite aprofundou a discussão, instigando a pensar que o ato de identificar quais são os principais desafios de cada área de atuação pode se transformar em oportunidade de iniciar um empreendimento.

avança café 2A estudante Larissa Nascimento, que integra a equipe do Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei), explicou como o projeto incentiva o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e apresentou as ações executadas e como serão os próximos passos.

Em seguida, o estudante Samuel Zanquini, um dos organizadores do evento, demonstrou como o programa Avança Café oferece um ambiente propício para o crescimento e aprimoramento dos participantes, proporcionando acesso a mentores especializados, treinamentos, networking e recursos necessários para impulsionar ideias e negócios utilizando exemplos de startups impulsionadas pelo Programa.

O desafio de empreender

O evento foi finalizado com um desafio de inovação, conduzido por Rennan Campos, co-fundador de uma aceleradora de startups do setor agrícola. Cerca de 70 participantes, divididos em doze equipes, receberam o desafio de desenvolver, em quinze minutos, uma ideia de empreendimento que solucionasse problemas relacionados à cafeicultura.

avança café 3Para auxiliar no processo criativo das equipes, foram expostas algumas das principais necessidades do produtor de café, como o monitoramento de pragas e doenças e a perda da colheita pelas geadas. Ao longo da exposição, também foi enfatizada a sustentabilidade e a consciência ambiental no cultivo e na produção do café. Coordenadora do Avança Café na UFLA, a professora do Departamento de Agricultura da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (ESAL/UFLA) Dalyse Toledo Castanheira destacou a importância de desmistificar a ideia de que a ecologia é um conceito distante da realidade do setor cafeeiro.

Finalizado o tempo para o desenvolvimento de soluções inovadores, foi realizada uma rodada de pitches, que são apresentações breves e diretas de ideias de negócios. As três equipes que foram melhor pontuadas foram escolhidas por uma banca avaliadora segundo os quesitos: dor de mercado, ideia apresentada, perfil do cliente, modelo de negócio, mercado e o pitch do grupo. As equipes que conquistaram os três primeiros lugares foram premiadas.

A noite no Anfiteatro de Agricultura encerrou-se com o entendimento de que a cadeia produtiva do café está em constante evolução e oferece muitas oportunidades de inovação. Para Samuel Zanquini, o objetivo do evento foi alcançado. “Os alunos estiveram presentes, imergiram no mundo empreendedor, buscaram viabilizar soluções para os principais desafios encontrados na cafeicultura, puderam expandir suas visões e experimentar nossas possibilidades.”

A expectativa dos organizadores é que as equipes se aprofundem ainda mais nas soluções apresentadas, inscrevendo suas ideias para participarem da quinta edição do Avança Café, cujo edital será lançado em breve.

Clique neste link e acesse outras fotos do evento