Novas parcerias

Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo busca parcerias em São Paulo e Florianópolis

Escrito por Maria Luiza Pereira | Publicado: Quarta, 19 Julho 2023 16:15 | Última Atualização: Segunda, 07 Agosto 2023 17:37
Gentileza solicitar descrição da imagem

No dia 10/7,  uma comitiva composta pelo pró-reitor de Inovação e Empreendedorismo, professor Márcio Lara, com o coordenador de Inovação, Rafael Rezende, e o coordenador de Empreendedorismo, professor Denis Oliveira, realizaram uma visita ao Cubo Itaú, comunidade internacional de startups localizada em São Paulo.

A visita teve como objetivo apresentar a proposta inicial do projeto para a participação no Programa de Aceleração Regional do Massachusetts Institute of Technology (MIT Reap) e avançar nas negociações com potenciais parceiros. O programa provê oportunidades para comunidades ao redor do mundo para engajar com o MIT em abordagens práticas baseadas em evidências para  fortalecer os ecossistemas de inovação.

Durante a visita, foram realizadas reuniões estratégicas com importantes representantes do ecossistema empreendedor. Entre eles, Alice Brim, líder de comunidade no Cubo Itaú, e Pedro Miranda, CEO da Abundance Brasil, startup comprometida em reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera através da comercialização de tokens para árvores plantadas.

Visita a Florianópolis

Entre os dias 12 e 14/7, a comitiva esteve em Florianópolis (SC) com o objetivo de conhecer as instalações do Sapiens Parque e realizar um benchmarking na Fundação Certi. A equipe também explorou outras instalações do ecossistema de inovação da cidade. A visita também teve como propósito discutir a formação de parcerias, especialmente no caso do projeto MIT Reap.

No primeiro dia ocorreu uma reunião com Marcos Daré, diretor do Centro de Economia Verde da Fundação Certi, para discutir a estruturação do ecossistema de inovação local/regional de Lavras. Também foi realizada uma reunião com José Eduardo Fiates, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), com o intuito de captar projetos relacionados ao agronegócio.

No segundo dia, o grupo visitou o Parque Tecnológico Sapiens e o Labfábrica da Fundação Certi, explorando as instalações e conhecendo as iniciativas inovadoras em andamento.

No terceiro dia a visita aconteceu no Parque Alfa, onde está localizada a Incubadora de Empresas Celta. A equipe pôde conhecer um pouco mais sobre os programas e as empresas incubadas. Também houve uma visita à Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), importante organização local promotora de inovação tecnológica.

Esse conjunto de visitas e reuniões demonstra o interesse da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo da UFLA em buscar referências e estabelecer parcerias.