Ir direto para menu de acessibilidade.
Micropropagação de plantas

Pesquisa da UFLA desenvolve protocolos para a micropropagação de plantas em risco de extinção

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quinta, 10 Agosto 2023 18:41 | Última Atualização: Quarta, 16 Agosto 2023 14:10
Gentileza solicitar descrição da imagem

Algumas espécies de plantas endêmicas de regiões de ocorrência e captação de minério de ferro, conhecida como Campo Rupestre Ferruginoso, estão em risco de extinção. O desenvolvimento de protocolos de micropropagação para essas espécies configura uma importante área de pesquisa, especialmente porque esse ecossistema é único, frágil e abriga grande diversidade de espécies vegetais. Uma parceria entre o Laboratório de Cultivo in vitro de Espécies Florestais da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a empresa Gerdau (Unidade de Pesquisa e Inovação em Campos Rupestres Ferruginosos) tem trazido resultados positivos nessa área. 

Por meio dessa parceria, têm sido desenvolvidos protocolos de micropropagação para diversas espécies desse ecossistema, entre elas espécies forrageiras e ornamentais. Muitas delas são raras, devido à baixa frequência de indivíduos na natureza associada a uma distribuição mais restrita. A opção pela micropropagação facilita a rápida produção de mudas, além da criação de um banco de germoplasma in vitro das espécies ameaçadas de extinção.

Confira a matéria completa e o vídeo sobre o tema no Portal Ciência UFLA e saiba mais

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção