Ir direto para menu de acessibilidade.
CIÊNCIA PARA CRIANÇAS

Prosinhas na Ciência: quadro ganha novo formato para responder às curiosidades das crianças

Escrito por Alessandra Reis | Publicado: Quarta, 16 Agosto 2023 10:54 | Última Atualização: Quarta, 16 Agosto 2023 10:54
Gentileza solicitar descrição da imagem

O quadro Prosinha com Ciência - agora “Prosinhas na Ciência” - está de cara nova. A partir de agosto, as crianças podem ter suas curiosidades científicas respondidas por pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em um novo formato de vídeo, por meio da contação de histórias.

Iniciado em 2021, o quadro já buscava responder às perguntas das crianças do Colégio de Aplicação Núcleo de Educação da Infância (Cap Nedi/UFLA) e de outras escolas da região. Inserida em um novo projeto de comunicação pública da ciência (CPC), a proposta foi reformulada para incluir melhorias e atratividades. O planejamento é que a iniciativa seja também um espaço aberto para que estudantes das licenciaturas da Universidade contribuam, tanto atuando na apresentação dos vídeos, quanto na interlocução com as escolas, estimulando a participação das crianças  e o interesse pelas temáticas científicas. 

As produções terão veiculação mensal pelas mídias oficiais da UFLA, com a proposta de serem também utilizadas diretamente pelas escolas participantes. Para garantir a ludicidade apropriada ao público infantil, o quadro passa a contar com um mascote que interage com as apresentadoras e apresentadores: trata-se de um sagui, escolhido por ser um dos animais presentes na fauna do câmpus Lavras, local de intensa produção de ensino, pesquisa e extensão. São também conhecidos por serem inteligentes e brincalhões. 

O quadro foi criado com a motivação de não deixar passar despercebida aquela curiosidade característica das crianças, que se manifesta desde os primeiros anos de vida, constituindo um gancho para que se estabeleça, desde a primeira infância, um relacionamento com a ciência e com o método científico. ‘Por que o grilo canta?’, ‘Como o vagalume pisca?’ e ‘Para onde o sol vai quando chega a noite?’ são algumas das questões levantadas pelas crianças e que deram origem aos primeiros vídeos da série. No novo formato, a estreia é com a questão "Por que as flores são coloridas?”, levantada por Alice Floriana Silva, da Associação de Apoio à Educação Infantil, de Lavras-MG. A apresentação foi feita por Raphaela Mendonça Leite, egressa do curso de Pedagogia da UFLA e integrante da equipe do projeto. 

O quadro Prosinhas na Ciência é desenvolvido pelas coordenadorias de Comunicação Social e de Divulgação Científica da UFLA, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Ele integra o projeto institucional "Prosas na Ciência: contribuições da UFLA rumo ao processo dialógico da Comunicação Pública da Ciência”, aprovado em edital da Fapemig em 2022 e pelo qual a CPC feita na UFLA ganhou novos atores: crianças, jovens e pessoas com mais de 60 anos. A iniciativa tem a missão de compartilhar com a sociedade as informações sobre ciência, mas com o diferencial de incluir o público diretamente na produção dos materiais. Além dos produtos tradicionais, como reportagens, spots de rádio, reportagens em mídias sociais e outros, o projeto traz novas produções à cena.

Clique e assista ao primeiro episódio da série de contação de histórias.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção