Pesquisa e aplicação

Pesquisador do Instituto de Inovação Tecnológica de Abu Dhabi ministra palestra no Lavrastec

Escrito por Maria Luiza Pereira | Publicado: Segunda, 11 Setembro 2023 15:57 | Última Atualização: Segunda, 18 Setembro 2023 14:07
Gentileza solicitar descrição da imagem

No dia 5/9, foi ministrada uma palestra no anfiteatro do Lavrastec - Parque Científico e Tecnológico de Lavras, intitulada "Veículos aéreos não tripulados de asas fixas (Vantaf): pesquisa e aplicações". A palestra foi proferida pelo doutor em Automação e Robótica e pesquisador no Technology Innovation Institute (TII) em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, Cristino de Souza Junior, e reuniu entusiastas da tecnologia para ouvir sobre o estado da arte dos Vantaf e as possibilidades que eles oferecem.

Os participantes do evento, cerca de 90 pessoas, tiveram a oportunidade de conhecer as vantagens e desvantagens inerentes às aeronaves de asas fixas, com foco nas configurações mais prevalentes. O pesquisador esclareceu como essas aeronaves estão moldando o futuro da pesquisa e aplicação em campos tão diversos quanto agricultura, transporte e defesa.

Um momento da palestra foi dedicado à exploração de orientações práticas para a implementação de Vantaf, incluindo plataformas, controladores de voo de código aberto, aviônicos e sistemas computacionais embarcados. Além disso, o palestrante apresentou sugestões concretas de configuração de aeronaves de asas fixas para atender a uma ampla gama de necessidades de pesquisa e aplicação.

Os organizadores do evento, a empresa Ceifa - Mecanização Agrícola, incubada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec) expressaram sua satisfação com a participação do público e enfatizaram a importância de manter um diálogo contínuo sobre o potencial e as aplicações em constante expansão dos Vantaf.

“A palestra vai além dos aspectos técnicos e tecnológicos. Ela também serve de exemplo prático aos nossos alunos, de quão longe os mesmos podem ir, especialmente quando a motivação anda de braços dados com o comprometimento e arrojo. Do ponto de vista de inovação, nós da UFLA/Ceifa já estamos trabalhando para viabilizar projetos em parceria com o dr. Cristino e a TII, através dos quais, o meio acadêmica, a sociedade lavrense e o ecossistema de inovação do Parque Tecnológico da UFLA poderão se beneficiar grandemente", enfatiza o professor Felipe Oliveira Silva (DAT/EENG), sócio da Ceifa - Mecanização Agrícola.

vantaf2Ex-aluno da UFLA

Egresso do curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Cristino de Souza Junior destacou-se logo no início de sua vida acadêmica ao ser selecionado para o doutorado na Universite de Technologie de Compiegne durante a sua graduação. Em seu período como estudante da UFLA, Cristino foi orientado pelo professor Felipe Silva. No TII, o pesquisador lidera o time de pesquisa e desenvolvimento em Guiagem, Navegação e Controle (GNC), e colabora em parcerias estratégicas com empresas de destaque internacional.

"É possivelmente uma das maiores satisfações de um professor, testemunhar a trajetória de um ex-aluno, especialmente quando a mesma é coroada com grandes conquistas e realizações. Lembro-me das nossas conversas sobre VANTs, há quase 10 anos, quando Cristino ainda era nosso aluno na UFLA, e vê-lo hoje como um pesquisador de destaque, em uma instituição internacional de referência (TII), é um privilégio ímpar”, declara o professor.